Areaclientedc
Última Hora
Natalserrano
Pub

Voluntários vão reflorestar Mata Nacional de Quiaios

Iniciativa promovida pela Plantarbor, em colaboração com Junta de Freguesia de Quiaios, acontece este fim de semana, após o incêndio que em 2017 destruiu a zona envolvente das lagoas da Vela e Braças

Sete anos depois do incêndio que destruiu grande parte da Mata Nacional de Quiaios, a Plantarbor - Associação de Conservação da Natureza, em colaboração com a Junta de Freguesia de Quiaios, promove uma ação de reflorestação da área afetada que decorrerá durante este fim de semana, entre as 09h30 e as 13h00. Serão dois dias de «muito trabalho no campo», como refere a instituição, e é nesse sentido que apela ao «sentido de responsabilidade» da comunidade local para participar na iniciativa de plantação de árvores e arbustos autóctones.

Recorde-se que o incêndio de outubro de 2017 destruiu grande parte da Mata Nacional das Dunas de Quiaios, afetando a zona envolvente das lagoas da Vela e Braças. A mata nacional, que ocupa cerca de seis mil hectares de floresta, entre as povoações de Quiaios, na Figueira da Foz, e da Praia da Tocha, já no concelho de Cantanhede, sofreu danos consideráveis. Na Lagoa da Vela, as chamas afetaram os nenúfares e outras plantas aquáticas das margens, destruindo postes de iluminação ao longo da estrada florestal, bem como os equipamentos de apoio dos parques de merendas ali existentes.

Desde então verificaram-se algumas ações de voluntariado de reflorestação de iniciativa privada, que incidiram sobre cerca de 33 hectares. A área tem sido, contudo, especialmente acompanhada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que, através de diversas candidaturas, já arborizou aproximadamente 1.900 hectares, o que corresponde a cerca de 31% da totalidade da área da Mata Nacional das Dunas de Quiaios.

«Todas as iniciativas que visem contribuir para os esforços de rearborização, desde que em articulação com o ICNF, são sempre bem-vindas e merecem toda a colaboração da Junta de Freguesia», destaca Ricardo Santos. O presidente da Junta de Quiaios menciona ainda que «a comunidade quiaense tem uma relação de memória e de grande afetividade com as matas nacionais, pelo que se espera uma jornada de trabalho muito enriquecedora do ponto de vista ambiental, comunitário e humano».

De referir que a Plantarbor é uma associação sem fins lucrativos, que surgiu em 2019 com a missão de plantar árvores autóctones em território nacional. Para financiar esta plantação que irá ter lugar na Mata de Quiaios, a instituição contou com as quotas anuais dos seus associados, com fundos angariados na campanha de Natal do ano passado, bem como a doação de empresas como a Volkswagen Digital Solutions, PRA - Raposo, Sá Miranda e Associados, Telles - Sociedade de Advogados e Cofidis Portugal.

Novembro 28, 2024 . 11:58

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right