Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Facit26 20260609
Pub Dc Lewiscapaldi 20260615
Legua Dc
Pub

Tempestade magnética atingiu região que envolve a Terra

Desde segunda-feira à noite há registos de auroras boreais em várias localidades de Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou a ocorrência de uma tempestade magnética de intensidade elevada que atingiu a região que envolve a Terra, iniciada na segunda-feira e que termina hoje.

Em comunicado, o IPMA precisa que a tempestade, que começou pelas 19:15 de dia 19, se deveu a “uma grande erupção solar que ocorreu a 18 de janeiro e gerou uma Ejeção de Massa Coronal (CME) que atingiu a magnetosfera terrestre”.

Adianta que a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos emitiu um alerta G4 relativo à tempestade geomagnética, classificação que “indica um nível elevado de perturbação geomagnética”. O índice Kp, que mede a intensidade das tempestades magnéticas, atingiu 9- (numa escala de 0 a 10). Este nível de perturbação pode causar instabilidade nas redes elétricas e sistemas de transmissão de energia, transtornos em comunicações de rádio de alta frequência (HF) e erros em sistemas de navegação GPS. Outros dos efeitos possíveis são auroras boreais visíveis em latitudes mais baixas do que o habitual.

Segundo o IPMA, a página na rede social Facebook "Meteo Trás os Montes - Portugal" está a divulgar desde segunda-feira à noite registos de auroras boreais em várias localidades de Portugal, como Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), Bragança, Macedo de Cavaleiros (Bragança), São Pedro do Sul (Viseu) ou Grândola (Setúbal).

Janeiro 20, 2026 . 19:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right