
Lançado concurso para requalificação do IC8
O concurso público para estudos de requalificação do Itinerário Complementar (IC) 8, que liga Pombal, no distrito de Leiria, a Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, foi hoje publicado, com preço de 2,4 milhões de euros (ME).
Designado aquisição de serviços para aumento de capacidade do troço entre Pombal (IC2) e Vila Velha de Ródão (Autoestrada 23/Itinerário Principal 2), numa extensão de 100 quilómetros, e respetiva requalificação, o concurso tem um prazo de elaboração de 720 dias.
O caderno de encargos, para aquisição de serviços de elaboração do estudo prévio e estudo de viabilidade técnica, indica que para o 1.º sublanço, entre o nó com o IC2 (km 41+300) e o nó com a Autoestrada 13 (A13, ao km 72+700), “será desenvolvida uma solução de requalificação através da execução de uma variante”.
Esta será “dotada de características compatíveis com um itinerário complementar, visando assegurar níveis de serviço adequados, desviar o tráfego de passagem das localidades atravessadas — em particular o tráfego pesado — e melhorar as condições de circulação e segurança rodoviária”, adianta o caderno de encargos.
“Esta solução permitirá, igualmente, uniformizar as condições de exploração do corredor, promovendo maior fluidez do tráfego e privilegiando a existência exclusiva de intersecções desniveladas”, lê-se no documento.
Já para o 2.º sublanço, entre o nó com a A13 (km 72+700) e o nó com a Autoestrada 23 “serão estudadas, pelo menos, intervenções associadas à criação ou reformulação de vias de aceleração e de abrandamento, nos locais onde estas não existam ou apresentem extensões insuficientes”.
“Neste âmbito, será, igualmente, analisada a necessidade de implementação de intervenções ao nível da sinalização e dos equipamentos de segurança, com vista ao aumento da capacidade e à melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária”, refere o caderno de encargos.
À agência Lusa, o presidente da Câmara de Ansião (Leiria), Jorge Cancelinha, considerou que a publicação do concurso “representa um passo importante para o futuro do IC8”.
“Depois de anos a alertarmos para a degradação desta via e para os riscos que representa para a segurança das pessoas e para a competitividade do nosso território, é positivo verificar que o processo avança”, declarou, observando, contudo, que “este é apenas o início”.









