Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Facit26 20260609
Pub Dc Lewiscapaldi 20260615
Legua Dc
Pub

Festas de Coimbra com maior “densidade programática e projeção territorial”

Município investe mais de 312 mil euros em evento que alia cultura, música, desporto e tradição e que vai decorrer de 3 a 19 de julho. Miguel Antunes espera “um grande retorno financeiro e de satisfação das pessoas”

As Festas de Coimbra, que vão decorrer de 3 a 19 de julho, surgem em 2026 com «maior densidade programática e projeção territorial», anunciou Miguel Antunes no momento da apresentação do evento, que decorreu ontem no terreiro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. De acordo com o vice-presidente da Câmara de Coimbra, sendo este um evento-âncora da cidade que integra cultura, turismo, desporto e tradição, as Festas de Coimbra de 2026 representam «uma renovada ambição e um voltar a uma aposta na identidade» coimbrã.
E esse novo paradigma está bem patente no avultado investimento - ascende a mais de 312 mil euros, não estando ainda contabilizados os custos com PSP e licenças - feito pela autarquia, que, na ótica de Miguel Antunes, «é bem demonstrativo da ambição em projetar as Festas de Coimbra».
No fundo, reconheceu o autarca, as Festas de Coimbra 2026 representam o «reforço da tradição e da ambição» que o município quer levar à cidade. «Podemos até falar nu­ma mudança de paradigma e da forma como queremos apresentar-nos a Portugal e à região e a condição com que queremos fazer e o orgulho que queremos trazer. Teremos umas festas com um patamar e uma escala maior», afirmou.

Némanus, Mickael Carreira e Rui Veloso em Coimbra

Portanto, nessa utilização mais ponderada do território, a Câmara de Coimbra quer, segundo o autarca, «ativar zonas diferentes» e , por isso, mudou a «própria designação das festas». «Estamos à espera de uma dinamização grande do comércio local e da restauração, através dessa descentralização dos pontos onde vamos ter estas celebrações», vincou.
O Jardim da Sereia e a Praça da Canção serão os dois grandes palcos das festas, com a programação na margem esquerda a ser reforçada com «concertos de grande dimensão», em coorganização com a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas (responsável pela Feira Popular).
Relativamente aos concertos na Praça da Canção, onde vai também decorrer a Feira Popular, entre 3 e 18 de julho, vão atuar Némanus (dia 3), Mickael Carreira (10), Expensive Soul (11), Quinta do Bill (17) e Karetus (18).
Além da Praça da Canção, haverá também atuações no Jardim da Sereia, de Buba Espinho com o Coro dos Antigos Orfeonistas (dia 3), Rui Veloso (4) e Herman José (10), estando ainda reservado para aquele espaço um espetáculo de “Em Casa d’Amália”, com Bruno Costa e João Farinha (08).
A presidente da União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, Bertília Simão, considerou que o cartaz deste ano é «o mais ambicioso de sempre». Questionada no final sobre se haverá pagamento de entrada na Feira Popular nos dias de concertos dos nomes ontem anunciados, a autarca escusou-se a revelar, remetendo tal informação para quan­do for apresentado o programa completo do certame.

Procissões nos dias 9 e 12 de julho

Em anos pares, como 2026, as festividades incluem também as celebrações em honra da Rainha Santa Isabel, padroeira da cidade, combinando manifestações religiosas e profanas que atraem milhares de visitantes nacionais e internacionais.
Joaquim Costa e Nora começou por agradecer ao município ter dado a possibilidade da Confraria da Rainha Santa Isabel «poder publicitar o programa religioso das festas em louvor da Rainha Santa Isabel, que, ao fim e cabo, é a referência de todas estas festas».
«As festas que são organizadas pela confraria são naturalmente religiosas, de um cariz católico, e começam no dia 1, 2 e 3 de julho com a pregação do tríduo preparatório por D. João Labrador que, atualmente, é bispo de Viana do Castelo. No dia 4 temos a missa solene celebrada pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, e à tarde missa da Real Ordem de São Isabel com a presença dos Duques de Bragança», destacou o presidente da Confraria.

Convite à população

Os momentos altos são vividos a 9 e 12 de julho com a procissão da Penitência, saindo do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, após missa solene às 18h00, em direção à Igreja de Santa Cruz, com saudação de boas-vindas, cântico e fogo de artifício no Largo da Portagem. E a procissão de regresso da padroeira de Coimbra ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, com início marcado para as 16h00, no domingo.
«Já aconteceu num dos anos recentes em que o calor obrigou a retardar em uma hora esta procissão, que chegará a Santa Clara por volta das 20h00. Espero que todos possam participar nestes atos evocativos e em louvor da padroeira da cidade de Coimbra e que gostem de facto, no sentido emocional, mas também no sentido religioso destas festa», concluiu Joaquim Costa e Nora.

Cartaz Festas De Coimbra
Junho 19, 2026 . 10:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right