Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Aecoimbra 20260528
Pub Dc Rfm Somnii 20260527
Legua Dc
Pub

Internamentos indevidos nos hospitais agravaram-se desde março

Associação portuguesa pede reforço urgente das equipas de cuidados domiciliários para responder ao problema

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) alertou para o agravamento dos internamentos indevidos nos hospitais desde março, indicando que o número de camas ocupadas por doentes clinicamente com alta é agora superior a 2.800.

O presidente da APAH, Xavier Barreto, afirmou que "nos últimos dois meses, a situação dos internamentos inadequados agravou-se e as 2.800 que estimávamos em março é já bastante superior". Acrescentou que esta tendência contraria a normal redução que se verifica no verão.

Em março, o Barómetro dos Internamentos Sociais da APAH contabilizava 2.807 pessoas nestas condições, com um custo para o Estado superior a 350 milhões de euros. Xavier Barreto referiu que este valor está subestimado por basear-se apenas em custos diretos e numa tabela desatualizada, pelo que "o custo real será bastante superior".

O responsável apelou a respostas urgentes no terreno, sobretudo no domicílio, com um reforço das equipas de cuidados continuados domiciliários. Defendeu ainda que o modelo de prestação destes cuidados deve evoluir para uma maior aposta no domicílio e no apoio a cuidadores informais.

"Estes passos devem ser sustentados com mais investimento e mais recursos. Só com o que temos não vamos lá", concluiu Xavier Barreto.

Junho 2, 2026 . 15:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right