Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Unicafarma 20260601
Legua Dc
Pub

Jantar às escuras apoia formação de cães-guia

Iniciativa solidária com jantar “às cegas” na Escola de Hotelaria e Turismo pretende angariar fundos para a Escola de Cães-Guia para Cegos

Será no próximo dia 16 de abril que se realiza o jantar solidário “às escuras”, no restaurante da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, aberto a toda a comunidade. Durante esta iniciativa, os participantes irão vivenciar um pouco da realidade de um cego, pois vão jantar vendados, experimentando, ainda que simbolicamente, as dificuldades sentidas por estas pessoas no dia a dia.

Segundo Maria João Moreira, guia intérprete do SNATTI (Sindicato Nacional de Atividade Turística Tradutores e Intérpretes), o objetivo é criar uma experiência sensorial diferente e promover a reflexão sobre a importância dos sentidos. «É muito interessante percebermos como, de repente, faltando um dos nossos sentidos essenciais, conseguimos pôr a funcionar os outros automaticamente», explicou durante a apresentação do evento.

A iniciativa terá início pelas 19h30 com um aperitivo no bar do restaurante da escola, seguindo-se o jantar preparado pelos alunos e formadores da área de restauração. O menu inclui várias propostas gastronómicas, desde entradas até sobremesa, pensadas para proporcionar uma experiência completa aos participantes, numa ementa desenhada para ser “amigável” à privação da visão, evitando elementos como espinhas ou ossos.

O jantar será também marcado por momentos musicais com fado de Coimbra, proporcionando uma experiência centrada na audição. Para João Farinha, representante do grupo “Fado ao Centro”, participar nesta iniciativa é também uma forma de contribuir socialmente. «O facto de as pessoas estarem a fruir da música de olhos vendados deixa-as mais atentas. Para nós é uma responsabilidade acrescida», afirmou.

A receita do evento, cujo custo de participação é de 25€ por pessoa, reverterá integralmente para a Escola de Cães-Guia para Cegos. A representante da escola na conferência, Filipa Paiva, adiantou que «tudo contribui para que possamos cumprir a nossa missão, que é melhorar a qualidade de vida das pessoas cegas através do cão».

Filipa explicou ainda que os cães-guia representam uma grande diferença na autonomia das pessoas cegas, referindo que «a vantagem do cão é que ele vai desviar a pessoa de obstáculos e dar-lhe maior segurança no dia a dia, fora a companhia que também dá».

Para além da vertente solidária, o jantar servirá como um momento prático de formação sobre o turismo acessível e a etiqueta de atendimento inclusivo. Filipa Paiva destacou a importância de desmistificar a interação com pessoas cegas, lembrando que a abordagem deve ser natural, pois «um cego é uma pessoa, só não vê».

A organização espera contar com cerca de 60 participantes, número máximo para o evento, que une gastronomia, cultura e solidariedade numa experiência diferente, mas com um forte propósito social.

Março 19, 2026 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right