
Ligar escolas e empresas é foco estruturante do ITEC
No próximo dia 6 de novembro decorre a 3.ª edição do congresso ITEC, um momento que junta empresários, entidades parceiras e academia em networking e conversas temáticas relativas ao futuro empresarial. Este ano será abordado o tema do “ESG - Environmental Social Governance”, que se conecta com a sustentabilidade ambiental, social e técnicas de gestão corretas.
«É um momento de importante ligação entre o mercado de trabalho, o tecido empresarial em si, e as competências da academia», indica Hugo Serra, presidente do Conselho Empresarial da Região de Coimbra (CERC). Como representante de empresas dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC), sublinha este momento como «crucial para o desenvolvimento da região» e para dar «confiança aos estudantes e recém-licenciados».
Por sua vez, Georgina Morais, presidente da direção do ITEC Coimbra. realçou a importância de destacar estes temas, como a Inteligência Artificial (I.A.) na edição de 2024 e a Liderança, em 2023, aliados, agora, ao ESG. «São competências que se pensam nas academias e que se praticam nas empresas. Não existe pensar no futuro sem a I.A., não existem empresas a avançar, com qualidade, sem uma boa liderança e é impossível pensar numa empresa, ou numa entidade, sem avaliar as questões da sustentabilidade e do ambiente», indica a presidente.
Momento de ligação entre academia e tecido empresarial é importante para ambos. Perspetivar carreiras e entender o mercado é fulcral
Em análise ao “cartaz” apresentado, Carlos Alves, vice-presidente da ITEC Coimbra, destacou alguns detalhes. «Temos 14 entidades e 13 patrocinadores e, ainda, 100 inscritos, sendo que esperamos atingir a marca dos 150 até dia 6. Isto prova que existe confiança no nosso trabalho, principalmente nos nossos patrocinadores, porque mostra que as entidades de Coimbra, da região acreditam neste projeto».
Com a experiência de todas as edições anteriores, Humberto Oliveira, vice-presidente do Instituto Superior de Miguel Torga, mostrou que o progresso do congresso é «de relevo» e que a ligação «entre academia e empresas é cada vez mais indispensável». «Há diversas dimensões aqui envolvidas e temos tido em consideração todas as questões pertinentes. Começamos na liderança, depois I.A. e agora a sustentabilidade, todos eles temas indispensáveis para se construir uma carreira e para desenvolver uma empresa».
A mensagem de todos os participantes na sessão foi clara e sucinta: «participem que não se iram arrepender, quer sejam alunos, licenciados ou empresários, tudo o que se desenvolve neste projeto, com este programa, é atrativo e importante para todos os que se sintam, de alguma forma, ligados a este tecido empresarial ou académico».
“Esta ligação é um primeiro passo para levar a região e o país mais além”
Cândida Malça, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, reflete sobre a importância deste momento para a academia e para o tecido empresarial.
«Estes congressos são fundamentais para que os jovens conheçam e percebam as empresas. É fundamental para começarem a traçar uma carreira que corresponda à realidade, ao mesmo tempo que ambos se desenvolvem com perspetivas de sucesso futuro».












