Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Aecoimbra 20260528
Pub Dc Rfm Somnii 20260527
Legua Dc
Pub

Alvares em festa com a sua comissão pede melhoramentos na freguesia

A Comissão de Melhoramentos de Alvares assinalou 78 anos ao serviço da população num almoço onde, entre outros, se pediram obras na rua principal da vila

A Comissão de Melhoramentos de Alvares comemorou o seu 78.º aniversário com a realização de um jantar que reuniu perto de 80 pessoas, antecedido, no dia anterior, pela realização de uma Assembleia-geral que reelegeu António Rui Dias como presidente da direção para o biénio 2025/2027.

«Ao longo das suas quase oito décadas, a Comissão de Melhoramentos de Alvares tudo fez para o bem-estar da comunidade», começou por afirmar António Rui Dias, destacando algumas das obras mais relevantes, levadas a efeito por esta coletividade, como a sua participação ativa «para que o Lar de São Mateus fosse construído» ou o «papel preponderante» na aquisição do local onde hoje está instalada a praia fluvial.

«E, cereja no topo do bolo, a construção daquela que é hoje a nossa sede, a Casa de Cultura e Lazer que tanto nos enche de orgulho, pois éramos a única coletividade da freguesia sem instalações próprias», sublinhou o dirigente.

O presidente da direção aproveitou para fazer alguns pedidos à autarquia de Góis, representada pelo vice-presidente Nuno Bandeira.

«Gostaríamos que melhorassem algumas infraestruturas da vila, incluindo ruas devidamente pavimentadas», defendendo ainda a criação de «um miradouro que ofereça boas condições de segurança e proporcione uma boa vista da vila», bem como a «colocação nos limites da freguesia de placas de informação dizendo “Bem-vindos à Vila de Alvares”.

Por seu lado, Vítor Duarte destacou a importância histórica da coletividade, afirmando que «tem sempre defendido o melhor para a terra e tem sido protagonista dos maiores melhoramentos que têm sido feitos».

Atualmente, destacou o presidente da Junta de Freguesia de Alvares, a necessidade urgente é «requalificar a rua principal da vila», alertando para os riscos que esta representa devido à existência de equipamentos importantes ao longo dessa via, como o Lar de Idosos, o Centro Escolar, o supermercado e o quartel dos bombeiros.

«Tem que ser uma intervenção estruturante», defendeu, salientando que esse trabalho já está a ser articulado com a Câmara de Góis.

O vice-presidente Nuno Bandeira garantiu que «tem acompanhado de perto as necessidades e ambições da população» e deu a conhecer que «já existe um projeto elaborado pelos serviços técnicos da Câmara para a execução dos trabalhos de beneficiação da rua principal de Alvares».

«Tal co­mo o presidente da Jun­ta disse, é importante que seja uma intervenção de fundo e que não seja só uma intervenção superficial e essa questão está a ser analisada», referiu.

Relativamente às restantes necessidades da população, o vice-presidente destacou outros projetos em curso, nomeadamente o projeto para o miradouro, que tem já «um gabinete de arquitetura a trabalhar», bem como o projeto de ampliação da zona industrial, «que já está em estado avançado», pois o município defende que aquela é das melhores zonas do concelho dada a sua «localização muito próximo do IC8».

Nuno Bandeira abordou também o processo de reabertura da extensão de saúde, que envolveu diversas entidades e «exigiu» um trabalho persistente por parte da Câmara, da Junta de Freguesia e associações locais.

«Foi um processo difícil, mas graças ao empenho de todos, em especial do presidente da Câmara, que não descansou enquanto não conseguiu esse feito».

Junho 9, 2025 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right