
Residência universitária Luís de Camões começa a ganhar forma
Tiveram início esta semana as obras que vão transformar o edifício do antigo ISCAC (Insituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra), numa residência universitária, confirmou fonte da reitoria da Universidade de Coimbra ao nosso jornal. Localizado na rua Luís de Camões, o imóvel está há alguns anos abandonado e em avançado estado de degradação.
As placas informativas no local, bem como as proibições de acesso ao edifício, não deixam margem para dúvidas e, ao que apurámos, em breve começará a ser visível a intervenção.
A empreitada que irá transformar o edifício Luís de Camões em residência universitária deverá estar concluída em março de 2026, prevendo-se um investimento de 9,8 milhões de euros. O espaço, que chegou a servir o Politécnico de Coimbra durante vários anos e que albergava vários serviços, volta a receber estudantes, mas agora como residência universitária.
O edifício chegou a um avançado estado de degradação e terá sido ocupado ilegalmente, por pessoas que ali chegaram a pernoitar. Aliás, em novembro do ano passado, deflagrou ali um incêndio que obrigou à intervenção dos bombeiros, como na altura foi noticiado pelo nosso jornal.
O investimento total de 9,8 milhões de euros, acrescidos de IVA, está enquadrado no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) e que é apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pela União Europeia (NextGenerationEU).
Esta intervenção é há muito aguardada não só, pela Universidade de Coimbra, como também pelos moradores da zona envolvente.













