Areaclientedc
Última Hora

Subscreva a partir de 10€

Tenha acesso a conteúdo exclusivo e um novo espaço desenhado a pensar na sua experiência.

Pub

Góis avança com limpeza de florestas após tempestade Kristin

O orçamento de 464 mil euros vai reabilitar áreas florestais fustigadas pela tempestade Kristin

A Câmara de Góis aprovou em reunião realizada este mês a implementação de uma operação, com orçamento de cerca de 464 mil euros, para reabilitar as áreas florestais fustigadas pela tempestade Kristin.

A Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP) 2.0 é financiada a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estando direcionada para uma área de intervenção de cerca de 25 mil hectares, dos quais cerca de 80% são floresta, afirmou a Câmara de Góis, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A OGIP 2.0 naquele concelho do interior do distrito de Coimbra incide “prioritariamente sobre os cerca de 369 hectares de povoamentos florestais severamente atingidos pelo temporal”, aclarou.

A operação estará dividida em quatro unidades de intervenção, que abrangem todo o concelho.

“O plano de ação irá focar-se na redução do risco de incêndios e de ameaças fitossanitárias provocadas pela acumulação de madeira morta”, afirmou o município.

Segundo a autarquia, entre as principais medidas previstas estão o corte e remoção de árvores caídas ou danificadas pelo temporal, a gestão de biomassa e sobrantes florestais, e o restabelecimento de 85,5 quilómetros de estradas florestais.

“Além das ações diretas no terreno, a operação prevê igualmente apoio aos/às proprietários/as florestais que realizem as intervenções elegíveis, desde que registados/as na plataforma do Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”, adiantou.

A operação é coordenada pelo município de Góis.

As OIGP 2.0 são um instrumento criado pelo Governo após a passagem da tempestade Kristin para apoiar os municípios afetados na remoção do material lenhoso caído com a força do vento e na desobstrução de estradas e caminhos florestais.

Julho 17, 2026 . 17:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right