
Rali Rainha Santa com Super Especial na Av. de Conímbriga
Organizado pelo Clube Automóvel do Centro (CAC), o Rallye Rainha Santa está de volta à estrada no feriado municipal de 4 de Julho, com uma Super Especial na Avenida de Conímbriga. Ontem, em conferência de imprensa, ficou o convite à população, para assistir a uma dupla passagem «em pleno coração de Coimbra».
João Pimenta, presidente do CAC, referiu-se a uma «prova de rali de alto nível» e Ricardo Lino, vereador da Câmara de Coimbra, ao «clássico dos clássicos». Bruno Costa, diretor da prova, pormenorizou um pouco mais a competição, «uma das mais antigas e prestigiadas do país» e que integra o Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica.
«Mais do que uma competição, este rali é um pilar da história do desporto automóvel em Portugal, caracterizado por uma componente técnica exigente e que irá percorrer, mais uma vez, as imponentes paisagens da Serra do Açor e da Serra da Lousã», assinalou o responsável.
Com 33 equipas confirmadas, nacionais e estrangeiras, a prova tem um percurso de 356 quilómetros, dos quais 223 «em formato de competição pura». Haverá 22 setores de regularidade, incluindo oito setores fechados, que vão obrigar a uma concentração absoluta e precisão ao segundo por parte de pilotos e navegadores», acrescentou Bruno Costa.
No dia do rali, as verificações administrativas terão lugar na sede do CAC, seguindo-se as técnicas, na SVP Auto Coimbra. Os carros recolhem depois ao “parque de partida”, no estacionamento dos SMTUC, nas imediações da Praça das Cortes. A partida será às 13h00, com uma novidade e ponto alto: um setor fechado - a Super Especial Cidade de Coimbra - com uma dupla passagem, «trazendo o espetáculo para bem perto das pessoas» em «ambiente seguro».
A caravana segue depois para Oliveira do Hospital, onde haverá também um setor fechado com dupla passagem, e ruma para Góis. Irá ainda percorrer os concelhos da Lousã e de Miranda do Corvo. O final será «na mítica Rampa da Chanfana», também com setor fechado e dupla passagem, revelou Bruno Costa, ao agradecer aos patrocinadores e parceiros institucionais, casos dos municípios de Coimbra, Oliveira do Hospital e Góis, bem como às Juntas de Freguesia de Serpins, Aldeia das Dez, Semide e Rio de Vide, e da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas.












