
Rui Veloso e Vizinhos nas Festas de Penacova
Rui Veloso e Vizinhos são as principais atrações das Festas do Município de Penacova, que decorrem de 16 a 18 de julho e que incluem, além dos dois nomes grandes da música nacional, uma noite de música dedicada ao projeto que reúne as bandas filarmónicas do concelho.
Em dia de feriado municipal, 17 de julho, o palco vai ser de “Chico Fininho” que trará consigo outras canções que permanecem na memória dos portugueses, como “Sei de uma camponesa”, “Porto Sentido”, “Porto Côvo”, “Não há estrelas no céu” ou “Jura”, e que fazem parte da vasta carreira de Rui Veloso. «Será um momento único poder ver atuar ao vivo, ainda no por cima no Dia do Município, uma lenda viva da música nacional, como é o Rui Veloso», afirma Álvaro Coimbra, presidente da Câmara Municipal de Penacova, certo de que vai ser um «concerto memorável, num cenário lindíssimo, como é o Largo Alberto Leitão, o também conhecido Terreiro».
É, pois, o Largo Alberto Leitão que volta a ser o epicentro das festas que abrem este ano a 16 de julho, ao som de “Pôr do Sol”, “Casar é pra esquecer” e “Pobre ex-namorado”, êxitos daquela que é uma das bandas do momento, os “Vizinhos”. O grupo oriundo de Évora saltou para a ribalta em 2025, com o single “Pôr do Sol” e seguiram-se outros temas com grande sucesso nas rádios e plataformas de música. A banda que é formada por David Mendonça (voz e acordeão), Francisco Cartaxo (voz e bandolim), Miguel Brites (voz e baixo) e Tomás Cartaxo (voz e guitarras) lançou este ano o seu primeiro álbum “Só se estraga uma casa”, que anda em digressão pelo país.
A fechar o cartaz das festas é a prata da casa que promete animar a noite, com a atuação, a 18 de julho, da Orquestra Municipal, um projeto que reúne músicos das três filarmónicas do concelho: Boa Vontade Lorvanense, Casa do Povo de Penacova e Casa do Povo de São Pedro de Alva.
Durante as três noites atuarão ainda vários dj´s locais: Dj Nuka, Dj Scolari, MD Paulo Duarte, Dj Phil K e Dj Raizoo.
O Largo Alberto Leitão será preenchido com dezena e meia de tasquinhas de associações locais e mais de duas dezenas de artesãos.
A entrada é livre.











