Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Aecoimbra 20260528
Pub Dc Rfm Somnii 20260527
Legua Dc
Pub

Movimento feminino em duas rodas hoje na estrada

Rällly Petrolettes reúne cerca de 50 mulheres motociclistas em evento que celebra empoderamento feminino e desafia estereótipos de género

A Figueira da Foz está a receber a 4.ª edição do Rällly Petrolettes, o maior evento global de motociclismo inteiramente dedicado a mulheres, que decorre hoje e amanhã. O movimento, que nasceu na Alemanha em 2016 e se fixou na cidade figueirense em 2023, não é uma competição de velocidade, mas sim um manifesto de união e empoderamento feminino. Isto porque, no mesmo fim de semana, milhares de mulheres em dezenas de cidades espalhadas pelo mundo ligam os motores para celebrar a presença feminina num setor historicamente masculino.

Na Figueira da Foz, o pelotão junta condutoras de várias idades, origens e com todo o tipo de motos - desde cilindradas modestas a grandes motos de turismo - e o evento deste ano volta a ter uma adesão recorde de entusiastas do motociclismo. São cerca de 50 mulheres maioritariamente da zona Centro, mas a presença proveniente da capital tem vindo a aumentar de ano para ano.

«O “passa a palavra” ainda é a melhor forma de divulgar esta iniciativa e temos conseguido cativar pessoas fora da nossa região. No ano passado eram duas mulheres vindas de Lisboa, este ano já são quatro», comenta a petrolíder Andreia Baía.

Mantendo a tradição que caracteriza o evento, o itinerário exato do passeio é guardado sob estrito segredo até ao momento da partida, aguçando o espírito de aventura das participantes. «Quem vem tem que confiar, pois o percurso é sempre uma surpresa. Aliás, este ano eu só sei metade dele, que foi organizado por mim. A outra metade foi entregue a outra mulher que é de outra zona e vem participar no Rällly Petrolettes. É uma forma de ir envolvendo outras pessoas na organização», explica.

Movimento, que nasceu na Alemanha em 2016 e se fixou na cidade figueirense em 2023, não é uma competição de velocidade, mas sim um manifesto de união e empoderamento feminino

Sabe-se, no entanto, que o traçado desenhado pela organização privilegia a beleza natural da região Centro, combinando a passagem por estradas panorâmicas com a brisa do oceano, visitas a monumentos históricos e pontos de paragem estratégicos para promover o convívio e a partilha de experiências.

«Às vezes não olhamos para a nossa cidade, concelho, região com os olhos que devíamos olhar. Esta é uma forma de darmos a conhecer coisas fantásticas que temos e que acabam por passar despercebidas. Por exemplo, no ano passado, fomos ao Palácio Sotto Maior, no centro da Figueira, e ao Núcleo Molinológico, em Moinhos da Gândara, que muita gente ainda não tinha tido oportunidade de visitar», comenta a petrolíder.

Para quem quiser ver o desfile das Petrolettes, a concentração inicial está marcada para as 8h00, na Praça Luís de Albuquerque, junto ao Forte de Santa Catarina, e promete ser um espetáculo que vai encher a cidade de cor, diversidade e, acima de tudo, do som dos motores que batem ao ritmo do companheirismo feminino.

Junho 6, 2026 . 09:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right