
Tome Nota do que pode fazer hoje em Coimbra
Cerca de 100 carros no cortejo da Queima das Fitas
Largo D. Dinis até à Baixa
Todo o dia
Hoje é o dia grande da Queima das Fitas. No Largo da Sé Nova, a partir das 10h00, realiza-se a “Queima do Grelo” num momento carregado de significado, tradição e espírito académico. Será ainda da Alta Universitária, nomeadamente do Largo D. Dinis, que sairá, pelas 14h00, o cortejo dos fitados.
Serão cerca de 100 os carros que vão participar no momentos mais emblemático da semana académica que chama à cidade milhares de pessoas. A circulação rodoviária vai estar cortada em várias artérias do percurso, nomeadamente Rua Larga, Largo D. Dinis, Calçada Martim de Freitas, Praça da República, Avenida Sá da Bandeira, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, Rua da Sofia, Avenida Fernão de Magalhães, Portagem, Ponte de Santa Clara e Avenida João das Regras.
Com a chegada dos carros alegóricos à Avenida João das Regras, será também efetuado o corte de circulação na Avenida Inês de Castro e Estrada das Lages. À noite, na Praça da Canção, como já manda a tradição, o palco terá em Quim Barreiros um dos principais protagonistas.
Igreja da Rainha Santa Isabel
18h30
Concerto do centenário da canonização é hoje recordado
Confraria da Rainha Santa Isabel encerrará hoje as comemorações que organizou para registar o IV centenário da canonização da Padroeira da cidade de Coimbra, com a apresentação pública da gravação, audio e video, do concerto de comemoração dos 400 anos da canonização, sendo também apresentado um livro editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, com as partituras da obra musical apresentada no concerto do centenário da canonização, executada há um ano na Igreja da Rainha Santa Isabel, obra intitulada "Divina Flore Perfusa - Cantica Sanctae Regina” e composta pelo maestro e compositor Paulo Bernardino, a pedido da Confraria, para assinalar a efeméride. (ler mais na página 3)

Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante:











