Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Aecoimbra 20260528
Pub Dc Rfm Somnii 20260527
Legua Dc
Pub

Alva Skate Fest reúne praticantes de 14 países e prepara salto para o Mundial

Mais de uma centena de atletas nacionais e internacionais vão descer a toda a velocidade a mítica rampa entre o Senhor das Almas e Penalva de Alva. Velocidade pode atingir os 80 km/hora

A quinta edição do Alva Skate Fest foi apresentada ontem, em São Sebastião da Feira, com a organização e os parceiros institucionais a assumirem a ambição de transformar a prova numa etapa do Campeonato do Mundo já no próximo ano. O evento realiza-se nos dias 23 e 24 de maio, na mítica estrada que liga Senhor das Almas a Penalva de Alva, no concelho de Oliveira do Hospital, reunindo mais de uma centena de atletas nacionais e internacionais de skate downhill, inline, street luge e trikes.

Na abertura da sessão, Bruno Miranda, vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, destacou a notoriedade que a prova já alcançou. «Este é um evento que já se assume como um evento internacional de grande prestígio», afirmou, lembrando que a competição integra o circuito europeu EuroTour. O vereador revelou ainda que a organização espera «mais de 120 atletas internacionais, de vários países europeus e da América também», considerando que o Alva Skate Fest é «uma das provas e eventos radicais de maior expressão na região Centro». Adiantou que o investimento na organização do evento ronda os «30 mil euros», destacando o «retorno» na economia local.

Durante a conferência de imprensa, Bruno Miranda confirmou também a intenção de elevar a prova ao circuito mundial. «O que nós queremos continuar a trazer é cada vez mais visitantes», afirmou, acrescentando que o objetivo passa por «tornar este evento numa prova da competição internacional, nomeadamente do Campeonato Mundial da Modalidade, já no próximo ano».
Em representação da Portugal Long Skate, Joana Tomás explicou que a prova continua a crescer, de edição para edição, «de forma exponencial». A responsável destacou ainda as características únicas da pista do Vale do Alva. «Os riders dizem e assumem esta como uma das suas estradas preferidas», disse, acrescentando que os atletas «chegam a dar 75, 80 km hora nas descidas».

Alva Skate Fest desenrola-se nas modalidades de skate downhill, inline, street luge e trike

Também Luís Matias, da Aldeias do Xisto, sublinhou o impacto turístico do evento no território. «Cada vez mais queremos ser um território que se afirma no âmbito do turismo ativo, do turismo desportivo», afirmou, considerando que iniciativas deste género ajudam a projetar a região e a criar novas oportunidades económicas.
Em representação da União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira, Rui Coelho destacou o crescimento «sustentado» da iniciativa e apontou o Alva Skate Fest como uma montra privilegiada para a «promoção do Vale do Alva».
Destacando de igual modo os «ganhos turísticos» para o concelho, Ricardo Figueiredo, da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, sublinhou que «este evento já é marca na região e no país», onde vão estar «os melhores nomes da modalidade». A edição deste ano contará com cerca de 122 participantes de 14 nacionalidades, incluindo atletas de países como Espanha, França, Itália, Canadá, Suíça e Inglaterra.

Maio 16, 2026 . 11:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right