Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Facit26 20260609
Pub Dc Lewiscapaldi 20260615
Legua Dc
Pub

Ministra garante apoio para solução no impasse na piscina-mar na Figueira da Foz

Margarida Balseiro Lopes garantiu que está “pré-agendada” uma reunião para encontrar uma solução para o processo em que a ENATUR pretende requalificar todo o complexo

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, garantiu esta sexta-feira, em visita à Figueira da Foz, que na próxima semana será realizada uma visita conjunta das entidades com responsabilidade no processo do complexo da piscina-mar para, juntamente com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, trabalharem numa solução possível para a reabilitação do imóvel.

«Já está pré-agendada uma reunião para se encontrar uma solução», garantiu a ministra, numa visita em que foi acompanhada pelo presidente da autarquia, Pedro Santana Lopes, e pelos vereadores executivos, Manuel Domingues, Ricardo Silva, Cláudia Rocha e João Martins.

Pedro Santana Lopes pretendeu mostrar à governante espaços como a Piscina Mar e abordar eventuais formas de resolver o impasse criado pelo parecer negativo da entidade que tutela a cultura à requalificação que a ENATUR – Empresa Nacional de Turismo pretende realizar no edifício.

Recorde-se que em julho do ano passado foi assinado um acordo de cedência de utilização e exploração do Complexo Piscina-Mar da Figueira da Foz, entre a Câmara Municipal e a ENATUR.

Na ocasião, a Empresa Nacional de Turismo manifestou intenção de reabilitar o edifício, mantendo a piscina aberta ao público. O projeto, que representa um investimento na ordem dos seis milhões de euros, prevê 60 quatros.

A visita da ministra passou ainda, segundo comunicado da autarquia, pelo Complexo Desportivo da Praia de Buarcos, pelo Centro de Artes e Espectáculos e pelo terreno onde a autarquia pretende vir a construir o Pavilhão Multiusos.

O presidente da Câmara Municipal explicitou os motivos pelos quais sonha em dotar o concelho de «um bom pavilhão desportivo e de espetáculos», ao que Margarida Balseiro Lopes respondeu com a ausência de financiamento por parte do Governo para este fim, defendendo a política de mecenato desportivo, que poderá vir a ser uma boa solução para este tipo de projetos.

O périplo seguiu pela freguesia de Alhadas, em concreto para os terrenos onde o Centro Recreativo e Instrução Alhadense (CRIA) pretende vir a construir o seu pavilhão desportivo e com quem o município assinou, a 1 de agosto de 2025, um protocolo que estabelece as condições do apoio financeiro que irá dar.

Pedro Santana Lopes defendeu, a propósito de investimentos desta natureza, nas freguesias não urbanas, que «são tão importantes quanto as do centro do concelho», até porque diz não acreditar «num Portugal onde o fomento seja centrado só na Pólis».

A visita terminou em Maiorca, onde Margarida Balseiro Lopes ficou a conhecer o Paço de Maiorca e o Palácio Conselhei­ro Branco, assim como os planos que o Município tem para os imóveis e que requerem um investimento avultado.

Abril 12, 2026 . 09:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right