
“Sabores com História” brilha em concurso nacional
O projeto “Sabores com História”, sediado no Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede, voltou a conquistar o júri do Concurso Nacional de Doçaria Rica e Tradicional Portuguesa ao arrecadar, na edição de 2026, que recentemente se realizou, nove medalhas - duas de ouro, cinco de prata e duas de bronze.
Na competição realizada no CNEMA, em Santarém, promovida pela Qualifica/oriGIn Portugal, a “Sabores com História” levou a concurso nove produtos tendo todos sido premiados, mostrando, uma vez mais, toda a sua qualidade na doçaria de autor.
Este reconhecimento vem consolidar um percurso marcado pela dedicação à preservação das memórias e identidades locais através da gastronomia, onde cada criação é pensada como um testemunho vivo da história da região. Entre os destaques, o bolo Marquês voltou a conquistar medalha de ouro, repetindo um feito que confirma a consistência e excelência do projeto. Também o Américo arrecadou a mais alta distinção, reforçando o posicionamento de topo da marca no panorama nacional.
A lista de premiados inclui ainda várias medalhas de prata, atribuídas à Queijada do Tojal, Dona Amélia, Baptista, Lingote e Xávega, bem como medalhas de bronze para a Belmirinha e a Barriga de Freira.
Instalado num espaço de forte simbolismo cultural
Além das distinções, algumas criações destacam-se pelo seu forte enraizamento cultural. O Lingote presta homenagem à figura do ourives ambulante, evocando tradições e vivências de outros tempos. Já o Xávega, ainda não apresentado ao público, inspira-se na arte xávega da Praia da Tocha e na história das comunidades ligadas ao mar, sendo apontado como uma das grandes apostas futuras do projeto.
Instalado num espaço de forte simbolismo cultural, o “Sabores com História” tem vindo a afirmar-se não apenas pela qualidade da sua doçaria, mas também pela capacidade de transformar receitas em narrativas, aproximando o público do património imaterial da região. Mais do que prémios, estas distinções representam o reconhecimento de um trabalho contínuo de valorização da identidade local, projetando o nome da terra além-fronteiras e reforçando o papel da doçaria como veículo de memória, cultura e tradição.
Os prémios do Concurso Nacional de Doçaria Rica e Tradicional Portuguesa são atribuídos a produtos que se destacam pela sua qualidade, inovação e representação da rica tradição do país, sendo um reconhecimento ao esforço dos participantes e à excelência dos produtos tradicionais portugueses.












