
O “futuro” em Coimbra com o Grupo Confraria
OMODA & JAECOO, AION e FOTON são as novas marcas que, desde ontem, integram o leque de representações do Grupo Confraria, através da importação do Grupo JAP. Depois da apresentação oficial em Leiria no final do ano passado, ontem foi a vez da cidade de Coimbra ter contacto com alguns dos modelos das marcas chinesas acima referidas que, desta forma, acrescem «ao mercado nacional uma nova geração automóvel, com foco na tecnologia, eletrificação, eficiência e inovação».
As novas marcas ostentam «a “etiqueta verde” de que tanto se fala nos dias de hoje», com modelos «híbridos, ou híbridos plug-in, ou elétricos, no caso dos carros de passageiros», evidenciou o diretor comercial do Grupo Confraria em declarações ao nosso jornal. Com esta aposta, acrescentou João Duarte, «vamos abranger mais mercado em Coimbra, com marcas que são complementares às que já representamos, SEAT e CUPRA». Assim, «passamos a ter uma oferta de produto mais diversificada que permite abranger um público também diferente».
A marca dupla OMODA & JAECOO tem o seu foco principal nos SUV’s modernos, destacando-se pelo design futurista, pela tecnologia avançada e pela aposta em motorizações elétricas e híbridas. A mobilidade sustentável está na génese deste conceito, com o modelo OMODA 5 «que pode ser híbrido, não plug-in, ou elétrico» e o OMODA 9 «híbrido plug-in», ou seja, «com posicionamentos claramente diferentes, sendo que o 5 é um carro de segmento C e o 9 é um carro de segmento D», especificou o responsável. Por sua vez a “marca irmã” JAECOO, com um ADN robusto e off-road, «muda acima de tudo no design sendo que a tecnologia é muito similar». Ontem em Coimbra, foram os modelos 5 e 7 que se deram a conhecer, porém, João Duarte avançou que em breve a gama será complementada.

Com um mono modelo 100% elétrico, a AION destaca-se «pela tecnologia avançada, conetividade e condução inteligente». Esta marca é pensada para famílias, privilegiando a autonomia e a simplicidade de uso. Tal como a OMODA & JAECOO também está previsto para breve o lançamento de um novo modelo. No caso da FOTON, especialista em veículos comerciais, as pick-ups são as que mais saltam à vista, sendo que o modelo que ontem se apresentou em Coimbra é o único disponível para já (de passageiros), e chegará ao mercado uma outra mais pequena e numa versão mais profissional. Neste segmento, a marca apresenta também carrinhas e furgões, sendo reconhecida ainda pela aposta em soluções elétricas e de hidrogénio.

Hoje em dia a China é assumidamente «líder nesta tecnologia», com os seus produtos a apresentarem uma «excelente relação “value for money”», o que se comprova com as marcas agora representadas pelo Grupo Confraria. «Antigamente havia a ideia de que se era chinês, era barato mas não era bom, hoje em dia já não é assim», afiançou João Duarte, garantindo que esta é «uma realidade» à qual «não podemos fugir» com as marcas chinesas a entrarem no mercado europeu, obedecendo «às regras cada vez mais apertadas da Comunidade Europeia».
Depois do primeiro contacto que o Grupo Confraria proporcionou aos convidados no final da tarde de ontem, neste fim de semana todos os interessados podem conhecer ainda mais em detalhe os modelos das marcas, numa «experiência única, próxima e personalizada», junto à AM Leiribéria, em Eiras. Além da possibilidade de realizar teste-drives, hoje, até às 19h00, está preparada uma tarde especial a pensar em toda a família, num ambiente descontraído.











