Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Unicafarma 20260601
Pub Dc Facit26 20260609
Caminhada Légua
Pub

PSP promove “Turistas em Segurança” na cidade

Iniciativa, com apoio da União das Freguesias de Coimbra, percorre zonas turísticas da cidade para informar visitantes e prevenir riscos

A cidade de Coimbra prepara-se para receber, no próximo dia 3 de abril, uma ação de sensibilização dedicada à segurança dos visitantes, numa altura de elevada afluência turística associada às celebrações da Semana Santa. A iniciativa, promovida pela Polícia de Segurança Pública (PSP) em articulação com a União de Freguesias de Coimbra, integra-se na estratégia de policiamento de proximidade e pretende reforçar a prevenção e a informação junto de turistas nacionais e estrangeiros.
Sob o lema “Turistas em Segurança", a ação terá início pelas 10h00 na zona da Universidade de Coimbra, estendendo-se depois por alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, como a Sé Velha, as Escadas do Quebra-Costas e a Baixa, com término previsto na Rua Ferreira Borges e no Largo da Portagem. Este percurso foi delineado tendo em conta os principais pontos de concentração de visitantes, permitindo um contacto direto com quem escolhe Coimbra como destino nesta época do ano.
Durante a iniciativa, os agen­tes da PSP irão distribuir folhetos informativos em várias línguas, com conselhos práticos de segurança. Entre as recomendações destacam-se cuidados a ter na via pública, atenção a furtos em zonas movimentadas, precauções durante compras e utilização de transportes, bem como medidas de proteção de bens pessoais e viaturas.

Percurso foi delineado tendo em conta os principais pontos de concentração de visitantes, permitindo um contacto direto com quem escolhe Coimbra como destino nesta época do ano

Carlos Pinto, presidente da União de Freguesias de Coimbra, sublinha a relevância desta colaboração institucional, destacando que «Coimbra é uma cidade de acolhimento, património e encontro», sendo fundamental assegurar que os visitantes «se sintam não só bem recebidos, mas também informados e protegidos». Para o autarca, esta ação contribui para reforçar a confiança de quem visita a cidade, consolidando a sua imagem como destino seguro.
A União de Freguesias presta apoio logístico à iniciativa, nomeadamente através da impressão dos materiais informativos, numa parceria que evidencia o trabalho conjunto entre autoridades e poder local. A ação insere-se num conjunto amplo de medidas de prevenção e proximidade, que visam reduzir situações de risco e promover uma cultura de segurança partilhada.
Com esta intervenção no terreno, PSP e autarquia reforçam o compromisso de garantir uma experiência positiva a quem visita Coimbra, apostando na informação como ferramenta essencial para uma cidade mais segura, preparada e acolhedora.
Ao envolver diferentes públicos, a iniciativa contribui para consolidar um ambiente urbano mais atento e preparado para responder a eventuais situações de risco, sobretudo em períodos de maior pressão turística, como a Semana Santa.

Março 26, 2026 . 10:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right