Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Unicafarma 20260601
Pub Dc Facit26 20260609
Caminhada Légua
Pub

Concurso da barragem de Girabolhos deve ser lançado até final de março

A construção da barragem de Girabolhos é para o presidente da APA mais um instrumento para gerir as cheias do rio Mondego em Coimbra

O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse hoje que aquele organismo está a trabalhar para que até ao final de março seja lançado o concurso público para a construção da barragem de Girabolhos, no rio Mondego.

“Já reuni com os cinco presidentes de Câmara abrangidos – Seia, Gouveia, Mangualde, Nelas e Fornos de Algodres – e estamos a trabalhar afincadamente para lançar o concurso”, afirmou, hoje em Coimbra, Pimenta Machado, em Coimbra.

O dirigente, que falava aos jornalistas à margem da tomada de posse do grupo de trabalho responsável pelo relatório técnico sobre a Bacia do Mondego, sublinhou que para a APA o lançamento do concurso até ao final do mês “é um assunto prioritário”.

Para o presidente da APA, a construção da barragem de Girabolhos é mais um instrumento para gerir as cheias do rio Mondego em Coimbra.

“Se existisse Girabolhos, muito provavelmente a cheia de 2019 e 2026 não acontecia, porque tínhamos conseguido que o caudal não ultrapasse os 1.800 metros cúbicos de água na Ponte Açude, em Coimbra”, sustentou.

Segundo Pimenta Machado, a primeira prioridade daquela barragem será a minimização das cheias na bacia do Mondego, embora sirva também para uma reserva de água estratégica para diferentes usos e também para a produção de energia hidroelétrica.

No início de fevereiro, em Coimbra, durante as cheias do Mondego, a ministra do Ambiente e Energia anunciou que o Governo ia proceder ao lançamento do despacho para a construção da barragem de Girabolhos, o que aconteceu a 11 de fevereiro.

De acordo com o Governo, o empreendimento de fins múltiplos de Girabolhos integra a estratégia nacional "Água que Une" e está alinhado com o Plano Nacional de Energia e Clima 2030.

Março 20, 2026 . 19:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right