Areaclientedc
Última Hora
Pub

Cantanhede quer criar corredores verdes urbanos

Candidatura a fundos comunitários que vai ser apresentada pela Câmara Municipal pressupõe investimento superior a 665 mil euros.

A Câmara de Cantanhede vai candidatar-se a um projeto de arborização da cidade que ultrapassa os 665 mil euros, para criar corredores verdes no perímetro urbano. «No total, está prevista a plantação de aproximadamente 1.400 árvores e 5.000 espécies arbustivas/subarbustivas», informou o município, em comunicado.

A decisão foi tomada recentemente, em reunião do executivo municipal e a candidatura do projeto Cantanhede Greenconnection, decorre no âmbito do programa Centro 2030.

A candidatura, cujo investimento global ascende a 665 mil euros, foi desenvolvida pela Divisão de Gestão Florestal e Recursos Naturais da Câmara Municipal e tem como objetivo promover, criar e (re)construir infraestruturas verdes no contexto urbano de Cantanhede, como forma de fomentar e potenciar os corredores verdes e a conectividade ecológica dentro da cidade.

«As ações a realizar compreendem a plantação de árvores e espécies arbustivas/subarbustivas autóctones em setores selecionados da cidade, em espaços subaproveitados, não aproveitados ou, ainda, em recriar infraestruturas verdes já existentes».

Proposta foi aprovada em reunião do executivo municipal

Para o efeito, a autarquia definiu três ações essenciais de intervenção, nomeadamente a construção ou atualização de infraestruturas verdes, a elaboração de uma nova estratégia de gestão e manutenção dos espaços verdes urbanos e a transmissão de conhecimentos sobre os valores naturais a salvaguardar nas áreas de intervenção.

Entre os locais que serão alvo de uma intervenção estão a avenida do Brasil, as ruas do Complexo Desportivo, Dr. Filipe Requixa, Dr. Emílio Lopes de Matos, Albano Pais de Sousa, Leonardo Lopes, João de Ruão, Alberto Maria Andrade e Lino Cardoso.

A Zona Industrial de Cantanhede, o parque Prosepe, o largo Pedro Teixeira, o loteamento Vasco da Gama, a avenida Colégio Infante de Sagres e a “Quinta dos Laticínios” são outros espaços escolhidos para a intervenção.

Segundo a autarquia, o projeto pretende ainda promover e proteger a diversidade de polinizadores existente, como forma de garantir a conectividade urbana entre locais naturais e agroflorestais no perímetro periurbano de Cantanhede.

Fevereiro 20, 2026 . 11:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right