Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Aecoimbra 20260528
Pub Dc Rfm Somnii 20260527
Legua Dc
Pub

Memórias: Praça 8 de Maio e Rua do Padrão ocupavam topo da lista de desastres

Relatório da PSP sobre os acidentes ao longo do ano de 1937 em Coimbra evidenciava a “extraordinária diminuição” do número de atropelamentos

Uma camioneta que «seguia a grande velocidade pela Rua da Sofia», às 23h00 do dia 10 de dezembro de 1937, despistou-se ao entrar na Praça 8 de Maio quando «teve de fazer uma rápida manobra de desvio a fim de não chocar com um automóvel». «Dessa manobra resultou o veículo de mercadorias ter galgado a placa para peões da Praça 8 de Maio, colhendo nessa altura os srs. António Barbosa, empregado da Auto-Industrial, e António Cel­so Craveiro, empregado público, que foram curar-se de ligeiros ferimentos ao banco do hospital, recolhendo depois a suas casas», noticiou o Diário de Coimbra no dia seguinte.
Ali ao lado, na Rua Visconde da Luz, ocorreu a 7 de outubro do mesmo ano uma tragédia que deixou a cidade em choque. O pequeno Francisco Cruz Neves da Costa, de quatro anos e meio, que se encontrava no passeio junto à loja de vidros da firma Neves & C.ª, Lda, de que o pai era sócio, morreu esmagado por um automóvel que se despistou ao tentar ultrapassar o carro elétrico n.º 9, da linha 5 de Montes Claros.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Janeiro 4, 2026 . 07:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right