Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Aecoimbra 20260528
Pub Dc Rfm Somnii 20260527
Legua Dc
Pub

Autarcas defendem solução célere para o futuro do IP3

CIM Região de Coimbra e CIM Viseu Dão Lafões pedem duplicação do traçado

Os autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra deliberaram a solução a adotar para o futuro do Itinerário Principal n.º 3 (IP3) e respetivas ligações. A deliberação foi formalizada numa comunicação enviada ao ministro das Infraestruturas e Habitação, em que defendem a requalificação, em perfil de autoestrada, da totalidade do atual traçado do IP3, bem como a construção da “Variante de Penacova” em perfil de autoestrada, incluindo a construção de via estruturante aos concelhos a sul do IP3, com terminus em Góis.
De acordo com nota de imprensa da CIM Região de Coimbra, a deliberação, tomada na última reunião do Conselho Intermunicipal, que decorreu na Pampilhosa da Serra, aponta ainda para a construção da ligação IP3-A13, em perfil de autoestrada, entre o nó de Ceira e o IP3.
«Esta solução visa garantir a melhoria e a segurança da circulação rodoviária na região, com um cronograma que permite a execução mais célere da requalificação do troço principal do IP3», refere, em nota de imprensa, a CIM Região de Coimbra.
Também a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, reunida ontem em Conselho Intermunicipal, aprovou por unanimidade que a realização do troço do IP3 seja mais rápida, a concluir em 2030, e sem portagens.

"Esta solução visa garantir a melhoria e a segurança da circulação rodoviária na região"

Segundo João Azevedo, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, tratou-se de «uma decisão importante e por unanimidade» e remete para a alternativa 2A, um «cenário que representa a execução de um traçado, definido desde 2018, apontando esse troço como prioridade para a duplicação em cerca de 87% de todo o traçado do IP3» entre Viseu e Coimbra. Ou seja, esclareceu, saindo de Viseu até Treixedo (Santa Comba Dão), na primeira fase, depois a opção de requalificação entre Treixedo e Lagoa Azul (Mortágua), depois da Lagoa Azul a Penacova, a obra está feita e terá melhorias daquele traçado que já foi requalificado e depois de Penacova a Souselas e Souselas à A1, há duplicação do que existe atualmente.
«Nesse mesmo plano há também a possibilidade de uma variante que pode ir do Rojão Grande até Penacova, ou da Lagoa Azul até Penacova, num espaço temporal até 2030, com a possibilidade de criamos condições para que essa obra se concretize o mais rapidamente possível», afirmou João Azevedo.
Os outros 13%, acrescentou João Azevedo, são o troço entre Lagoa Azul e Penacova, que já está requalificado, e as pontes que estão identificadas em todo o traçado que existe neste momento.
O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, esteve em Viseu no dia 24 de novembro reunido com os autarcas das CIM Viseu Dão Lafões e da Região de Coimbra, em que solicitou até ao dia 15 de dezembro a decisão das CIM para as obras futuras no IP3 de forma a ficar totalmente com perfil de autoestrada, até 2034.

Dezembro 16, 2025 . 10:50

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right