
Pampilhosa da Serra semeia área ardida através de um drone
Cerca de 133 hectares de área ardida na Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra, nos incêndios deste verão, estão a ser semeados com plantas das azevém e ervilhaca, através de drone.
A sementeira, segundo um comunicado da Câmara, decorre na envolvente do Picoto da Cebola, na serra do Açor, desde o dia 17 de novembro, no âmbito de um contrato-programa entre o município, o Fundo Ambiental e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
“Fortemente orientadas para a estabilização das encostas e para a promoção da regeneração natural do território, as operações deverão prolongar-se até ao final do ano”, adiantou a autarquia.
Tendo em conta o equipamento utilizado, a Câmara da Pampilhosa da Serra ressalvou que a execução dos trabalhos está dependente das condições meteorológicas, sendo que, em dias favoráveis, é possível proceder, em média, à sementeira de cerca de 25 hectares diários.
O contrato-programa do município com o Fundo Ambiental e o ICNF inclui ainda a recuperação e tratamento da rede viária florestal, desobstrução de valetas e passagens hidráulicas ao longo de 45 quilómetros e o corte ou processamento de resíduos orgânicos/florestais, numa área aproximada de 65 hectares.
Segundo a autarquia pampilhosense, o financiamento das ações é integralmente suportado pelo Fundo Ambiental e pode ascender a cerca de 113 mil euros, com execução prevista até 30 de junho de 2026.
Situado no concelho de Pampilhosa da Serra, a 1.418 metros de altitude, o Picoto de Cebola é o ponto mais alto do distrito de Coimbra e o quinto mais alto de Portugal Continental.











