
Luís Paulo Costa quer mandato de “crescimento e desenvolvimento”
Luís Paulo Costa foi ontem empossado, pela terceira e última vez (dito pelo próprio), presidente da Câmara de Arganil, para o quadriénio 2025/2029, num mandato que «vai ser de crescimento e desenvolvimento para o Município de Arganil». Perante uma sala repleta, o autarca, eleito pelo PSD, assumiu a intenção de continuar «continuar a trabalhar com convicção, dinamismo e competência para implementar o programa eleitoral sufragado pelos arganilenses», ressalvando, contudo que «as dinâmicas externas podem obrigar à implementação de ajustamentos».
Nesse sentido, referiu que o executivo que lidera irá concluir o «grande» investimento que está a ser efetuado na Escola Secundária de Arganil e na EB 2, 3 de Côja, assim como, o «enorme» investimento que está a ser executado na área da habitação a custos acessíveis para arrendamento, concluir o «relevantíssimo» investimento que está a acontecer ao nível do sector da saúde, com a conclusão do SUB e Centro de Saúde de Arganil e continuar a trabalhar «incansavelmente», na atração e fixação de investimento para o concelho.
Para estes quatro anos, o edil e os três elementos do PSD que o acompanham na vereação, pretendem de igual modo, continuar a investir na qualificação ambiental, na requalificação urbana, na cultura, património e turismo, assim como, em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra, «investir muito significativamente» no âmbito da mobilidade autónoma, pretendendo «governar com responsabilidade, obras feitas, compromissos pagos, contas em ordem».
“São vários os dossiers pendentes no Governo que continuam sem decisões”
Na cerimónia, que teve lugar no salão nobre da Câmara, Luís Paulo Costa, deixou ainda uma «palavra especial», ao Governo, uma vez que, secundou, «são vários os dossiers pendentes no Governo, que continuam, sem decisões». Com efeito, declarou, «é absolutamente urgente que nos próximos meses o Governo, dialogue, responda, decida, sobretudo enquanto tutela de uma miríade de instituições do Estado que não pugnam pela eficácia». «Queremos que o Governo mande cumprir o contrato assinado com o IEFP, para a construção do novo Centro de Formação Profissional do Pinhal Interior Norte. Quatro anos é tempo de mais para desenvolver um processo que já devia estar em execução», solicitou o edil, informando que o projeto de execução já foi feito e revisto, por isso, frisou, «está mais que na altura de lançarem o concurso de empreitada».
Por outro lado, sublinhou que é «muito urgente que o Governo olhe para estes territórios de baixa densidade populacional com outro olhar, passar das palavras aos atos», declarando que «as instituições do Estado têm que ser parceiras efetivas do território». «É muito urgente que as soluções de mobilidade há muito reivindicadas por esta vasta região do território tenham respostas efetivas e assertivas», acrescentou ainda, afirmando que «Arganil também é Portugal e há muitos assuntos que o Governo tem de tratar bem e depressa, em prol do desenvolvimento e da qualidade de vida dos arganilenses».
Luís Paulo Costa não terminou sem antes desejar a todos os eleitos um «bom mandato». «Hoje [ontem] comemoramos a democracia, reiteramos e consolidamos a aposta no poder local que serve os cidadãos, que cuida do presente, que honra e reconhece o passado e que constrói o futuro com coragem, qualidade e determinação». «A todos, reitero o convite para seguirmos juntos nesta caminhada, rumo a um futuro melhor, que vamos continuar a construir em cada um dos dias que vamos ter o privilégio de receber», concluiu neste arranque do terceiro mandato.












