
Liliana Pimentel tomou posse com quatro eixos estratégicos
O pátio interior dos Paços do Concelho de Condeixa-a-Nova foi pequeno para receber todos os que quiseram assistir à cerimónia de tomada de posse da nova presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Liliana Pimentel, e restantes órgãos autárquicos.
Depois de dois momentos musicais, com temas «cuidadosamente escolhidos», Liliana Pimentel referiu no discurso que o «terramoto cívico» que abalou Condeixa no dia 12 de outubro, «abre novos caminhos ao concelho para ser um exemplo de excelência, de qualidade de vida, que atrai talento e fixa famílias, um centro de inovação que liga o conhecimento da Universidade ao nosso tecido empresarial, um centro de cultura e turismo sustentável que transforma o nosso património único numa experiência de valor internacional».
Para tal, Liliana Pimentel, que foi eleita pelo movimento independente de cidadãos Condeixa Novos Caminhos (CNC), reiterou a sua posição de «colocar os cidadãos no centro de todas as decisões políticas». «A nossa missão é construir um futuro mais próspero, resiliente, justo e participado, melhorando a qualidade de vida de todos os que aqui vivem, trabalham e investem, através de uma governação rigorosa, transparente, inovadora e próxima das pessoas», afirmou. Tal só se pode alcançar, defendeu, com «um plano estruturado para a próxima década, que resulta de uma estratégia clara, ambiciosa e fundamentada que tem por base quatro eixos estratégicos, isto é, quatros caminhos rumo ao desenvolvimento».
O primeiro caminho é o da proximidade, como o reforço das políticas sociais, saúde, educação e acesso à habitação, apostando ainda na promoção do envelhecimento ativo e apoio à juventude.
A nova presidente deixou uma palavra de apreço e de respeito a todos os condeixenses que contribuem para o debate democrático
Para seguir o caminho da competitividade e tecnologia, «procuraremos fomentar um ecossistema económico dinâmico e atrativo, apoiando o tecido empresarial e o comércio local e modernizar serviços».
Em relação ao caminho para a sustentabilidade, «a nossa ação passa pela proteção e valorização dos recursos naturais, promoção da eficiência energética, da mobilidade sustentável e da gestão inteligente de resíduos», explicou.
Já relativamente ao quatro caminho, o da integração com o território e participação cívica, Liliana Pimentel é peremptória em afirmar que é fundamental «valorizar a identidade cultural e o património do concelho, mas também assegurar que todas as freguesias são ouvidas e valorizadas»
Liliana Pimentel prometeu ainda que «é com orgulho» que assume a presidência da Câmara Municipal, «não só por ser condeixense, mas também porque é a primeira vez que uma mulher preside aos destinos do concelho».
Antes de terminar, deixou ainda palavras de agradecimento a ex-autarcas, a Nuno Moita, presidente cessante e, em particular a Jorge Bento, «um homem de visão, verdadeiramente inspirador e responsável por me encontrar hoje aqui».












