
SEALabHaus reforça cultura marítima e turismo azul
O II Seminário Regional – Plano Estratégico da Cultura Marítima e do Turismo Azul, organizado pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, com sede em Cantanhede, e integrado no projeto “SEALabHaus” realizou-se no Cabedelo, Figueira da Foz.
O ponto alto do evento foi o debate colaborativo, onde os participantes desenvolveram uma análise SWOT - ferramenta de planeamento estratégico que identifica forças e fraquezas (elementos internos), oportunidades e ameaças - sobre a cultura marítima e o turismo azul.
Através da matriz CAME, foram delineadas estratégias que irão servir de base para a construção do Plano Estratégico de Cultura Marítima e Turismo Azul, documento que visa reforçar a preservação do património marítimo, incentivar a sustentabilidade e melhorar a competitividade do setor no Espaço Atlântico.
O encontro, realizado em paralelo ao Festival Gliding Barnacles, permitiu uma «reflexão estratégica sobre a cultura marítima e o turismo azul, e contou com a participação de parceiros do projeto, representantes institucionais, investigadores e membros da comunidade local», revela a organização.
Encontro aconteceu durante Festival Gliding Barnacles
O seminário teve ainda a finalidade de apresentar os resultados do trabalho realizado no primeiro ano de atividade do projeto, bem como promover a «troca de experiências sobre os desafios e oportunidades ligados à cultura marítima e ao turismo azul», revela a AD ELO.
Igualmente apresentados foram projetos como o TERRA.game – Seniores a cocriar um futuro circular, e abordagens académicas sobre sustentabilidade no turismo e escolhas de consumo responsáveis.
O evento terminou com um almoço de “networking”, que consolidou a partilha de ideias e fomentou novas parcerias entre os participantes, reforçando o espírito de comunidade e colaboração que orienta o projeto SEALabHaus.












