
Mealhada vai ser cenário de simulacro de busca e salvamento
Mealhada vai ser cenário de um simulacro de busca e salvamento ao longo de todo o fim de semana. O centro da cidade, mas também as localidades de Monte Novo (Luso) e Antes serão os pontos centrais de um exercício promovido pelo Corpo Nacional de Intervenção Civil, como modo de assinalar o 1.º aniversário da Brigada Litoral Centro.
Assim, já a partir de sexta-feira, dia 5, haverá atividades relacionadas com esta iniciativa - à qual foi dado o nome de "BCN SAR Livex 2025 - 1.ª edição", no entanto, será no sábado e domingo que, através de vários exercícios, serão testadas as capacidades da Brigada Litoral Centro, em diversas valências de busca e salvamento, assim como também logísticas, com recurso a equipa k9 (cães treinados para salvamento) e à tecnologia de drones.
A ação integra ainda uma estação de rádio amador para testar alternativas às comunicações convencionais existentes para situações de emergência.
Para levar a cabo este exercício, o Corpo Nacional de Intervenção Civil conta com o apoio da autarquia da Mealhada, juntas de freguesia, GNR, Delegação da Mealhada da Cruz Vermelha, e algumas associações locais.
A Brigada Litoral Centro tem sede em Antes (Mealhada) desde agosto do ano passado, em instalações cedidas pela União de Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, albergando voluntários credenciados para a autação nos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Viseu.
O Corpo Nacional de Intervenção Civil é uma associação humanitária, sem fins lucrativos, que conta com seis delegações em todo o país e tem como missão atuar como Agência Humanitária Não Governamental nas áreas da cooperação para o desenvolvimento, proteção civil, planeamento civil de emergência, ajuda humanitária e ajuda de emergência.











