
“Dias calmos sem ocorrências de maior”
A Expofacic foi, este ano, reforçada em termos dos meios que estão em prontidão no interior do recinto da feira.
A monitorização a partir do Posto de Coordenação de Segurança tem sido feita com grande rigor entre todos os setores que compõem o evento e, segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, «os dias têm sido calmos, sem ocorrências de maior».
A exceção, porém, diz José Oliveira, foi o dia dos Calema (6 de agosto) «que foi o mais apertado, mas mesmo nesse dia não se passou nada».
«Tem havido umas ocorrências, uns desmaios, umas coisas simples, nada de maior. Também uma situação ou outra de doença súbita em que foi necessário o transporte para o Hospital de Coimbra, mas nada muito grave», explicou o operacional.
"Estamos no certame diariamente, nos turnos todos, cerca de 17 bombeiros em permanência
José Oliveira, que ontem falou ao Diário de Coimbra, salientou igualmente o facto de o país ainda estar ontem em alerta máximo, pelo facto de o calor que se faz sentir em todo o território nacional. «Embora o calor seja algum, não temos tido nenhuma ocorrência em especial, apenas coisas normais do dia a dia. Penso que as pessoas também estão esclarecidas para ter esses cuidados», analisou.
Os 11 dias de festa – a Expofacic começou a 31 de julho e termina hoje – levam a que exista uma coordenação diferente por parte dos Bombeiros Voluntários. «A corporação está aqui com a segurança, também com o apoio da Proteção Civil Municipal e também com a organização da Expofacic», disse.
«Estamos no certame diariamente, nos turnos todos, cerca de 17 bombeiros, que é o dispositivo diário. Portanto, dá um total nos 11 dias de 198 bombeiros que garantem o dispositivo todo ao longo da Expofacic. E além da feira temos também que ter os operacionais prontos em caso de incêndio, porque, como disse estamos em alerta», referiu José Oliveira.











