
Odezanovedejunho vai “EnCantar pela Paz”
No âmbito do seu programa de desenvolver, dinamizar, promover e dignificar todas as artes, a cultura e os seus agentes na Figueira da Foz, a Odezanovedejunho - Associação de Ideias pretende organizar, em setembro, um evento cultural para levar a efeito anualmente. O tema deste ano é dedicado à reflexão e à sensibilização para a paz, sendo denominado de “EnCantar pela Paz”.
O cartaz é inteiramente preenchido com artistas e criadores figueirenses, incluindo concertos, recitais, exibições de filmes (curtas e longas-metragens), uma exposição de fotografia, bem como o lançamento de um livro de caricaturas.
A decorrer durante quase todo o mês de setembro, no Auditório Madalena Biscaia Perdigão, o evento arranca no dia 3, a partir das 21h00, com o espetáculo “Na casa” que contará com poemas de António Durães e canções de João Lóio. Já no dia 5, pelas 21h00, há a atuação de “Os Bardos”, da Assembleia Figueirense, enquanto no dia 6, às 21h30, sobe ao palco o Grupo de Cavaquinhos Acordes da Foz.
Entretanto, no dia 10, pelas 21h30, há “Fado & Outras Canções Portuguesas” com Fátima Santos, José Iglésias, Leonor Lorador e Jorge Iglésias, enquanto no dia 12, à mesma hora, Leonor Loradro e José Iglésias apresentam um recital de música para guitarra clássica. Já no dia 13, às 17h30, destaque para o lançamento de um livro de caricaturas da Figueira, da autoria de Fernando Campos e apresentação de Daniel Abrunheiro. À noite a animação estará a cargo das obras instrumentais e vocais de José Iglésias e Fátima Santos.
A decorrer durante quase todo o mês de setembro, no Auditório Madalena Biscaia Perdigão, o evento arranca no dia 3, a partir das 21h00
No dia 17, pelas 17h30, há “Sob Influência” com João Peneda, no dia 19, pelas 21h30, há “Curtas de Luís Margalhau” e no dia 20, às 21h30, é exibido o filme “DOM”, de Luís Albuquerque. No dia em que se assinala o Dia Internacional da Paz, a 21 de setembro, será exibido, pela primeira vez na Figueira da Foz, o filme palestino-norueguês “No Other Land”, premiado com o Óscar de 2025 na categoria de “Melhor Documentário de Longa-metragem”.
Além disso, o público também pode assistir ao filme “Gota de Mel”, de Leon Chancerel.
Sempre às 21h30, João Gentil sobe ao placo no dia 24 e Carolina Rosa e Ricardo Loio atuam no dia 25. Já no último dia, a 27, será levado a efeito um “Beberete de Cumplicidades”. Este será um convívio informal e aberto entre a organização, os participantes e o público, no jardim interior do Museu Municipal. Serão momentos onde a música, a poesia, o teatro, a magia e o malabarismo, entre outras artes, vão andar de mãos dadas. De referir ainda que entre os dias 3 e 27, período em que dura o evento cultural, estará patente ao público a exposição fotográfica “Portas e Janelas”, da autoria de David Fadul.









