
Área agrícola da Expofacic cativa pela sua diversidade
A Expofacic assinalou ontem o Dia do Agricultor numa sessão que decorreu no auditório do Centro Paroquial São Pedro, em Cantanhede. Esta atividade visou promover e discutir temas relevantes para o setor agrícola, com atividades e debates que abordaram questões ambientais, gestão de resíduos, e outras temáticas do setor agrícola. Este evento faz parte das jornadas técnicas da Expofacic.
Nesse sentido, o Diário de Coimbra falou com Cátia Vieira, a responsável pelo setor agrícola no certame de Cantanhede, onde tentou perceber como é preparar esta vertente num evento como a Expofacic. «Demoramos um ano a preparar cada edição.
Vamos procurando, vendo e imaginando. Gostamos que esta área agrícola tenha sempre uma novidade, alguma coisa nova e isso ao fim de 23 edições já começa a ser difícil», começou por explicar.

A área agrícola e pecuária surpreende o visitante pela sua diversidade, nomeadamente, com espécies exóticas, selvagens e aquáticas, e o picadeiro que voltou a ganhar destaque com uma programação própria, com galas equestres, assumindo-se quase como mais um palco da feira.
«Esta é uma área que atrai muitos visitantes. As pessoas vêm para a Expofacic e não deixam de passar nesta área para ver os animais, para verem toda a maquinaria agrícola, o que mostra a importância deste setor», ressalvou Cátia Vieira.
«Somos os últimos da feira e a área agrícola está cheia, porque também é uma área em que existe o cuidado de ser um espaço mais tranquilo onde as pessoas se podem sentar. Há famílias que podem vir aqui comer e visitar os animais. Aliás, os visitantes que todos os dias vêm à feira não passam sem ver os animais», referiu.
Cátia Vieira salientou ainda os cuidados que existem com os animais. «O bem-estar animal é a nossa principal preocupação. Claro que gostamos de tornar o espaço agradável para o público, mas a nossa bandeira é o bem-estar animal. Temos espaços climatizados, bebedouros automáticos, sombras e parques grandes para que os animais estejam o mais tranquilos e confortáveis possível», concluiu a responsável.











