
Anadia inaugurou Alojamento Estudantil e Escola da Bairrada
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, inaugurou ontem o Alojamento Estudantil e a Escola da Bairrada, ambos na cidade de Anadia. Antes das inaugurações, a comitiva visitou a ampliação da Zona Industrial de Amoreira da Gândara, num total de investimentos que rondou os seis milhões e 300 mil euros.
«Hoje é, sem dúvida, um dia feliz para Anadia», confessou Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal.
Apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, através de contrato celebrado com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, o Alojamento Estudantil teve um investimento superior a dois milhões de euros.
A infraestrutura dispõe de 56 camas e, segundo a autarca, «tem como objetivo responder às necessidades de alojamento de estudantes integrados em ciclos de licenciatura, mestrado e doutoramento».
A intervenção consistiu na requalificação da antiga Escola Secundária de Anadia – outrora colégio nacional -, com obras de adaptação dos primeiro e segundo andares do edifício, bem como nas instalações anexas destinadas a serviços.
«Para além dos quartos devidamente equipados, o investimento contemplou preocupações com a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental, incluindo espaços para refeições, estudo e lazer, lavandaria, área de “coworking” e zonas exteriores de convívio.
Nas imediações será instalado um ponto de carregamento rápido para veículos elétricos e uma estação de parqueamento de bicicletas», explicou a edil, acrescentando que «a infraestrutura permitirá disponibilizar alojamentos a custos mais acessíveis, destinando-se a alunos bolseiros deslocados, estudantes nacionais e estrangeiros, bem como a investigadores, docentes e não docentes de instituições de ensino superior em mobilidade nacional ou internacional, nomeadamente das Universidades de Aveiro e de Coimbra».
Já sobre a Escola da Bairrada – que se situa nos rés-do-chão da antiga Escola Secundária -, Maria Teresa Cardoso recordou que resulta de um protocolo entre os municípios de Anadia e da Mealhada com o Instituto Politécnico de Coimbra, «cujo objetivo é implementar um polo descentralizado de ensino superior na região». Um investimento municipal na ordem dos 250 mil euros, «uma vez que anteriormente já tínhamos feito melhoramentos no edifício», destacou a autarca.
A oferta formativa inclui, neste primeiro momento, Cursos Técnicos Superiores Profissionais em Redes e Sistemas Informáticos e em Vitivinicultura Sustentável (com inscrições para o próximo ano letivo já abertas), mas conta também com microcredenciações, por exemplo, em Marketing Digital, Gaming e E-sports, Auditorias ao Sistema de Gestão da Qualidade e Poda de Inverno em Videiras. Há ainda uma pós-graduação em Cadastro Predial.
«O município congratula-se por devolver à cidade este edifício requalificado, um espaço carregado de memórias, onde tantas histórias se cruzaram. Fica hoje a prova de que Anadia tem o direito, a legitimidade e a ambição de sonhar, concretizar, construir e de querer sempre mais», rematou a presidente da autarquia de Anadia.
O ministro admitiu satisfação «em presenciar o trabalho de uma presidente dinâmica, competente, empreendedora e inconformada».
«Tem a minha admiração pela forma discreta, mas muito empenhada como se atira na resolução dos problemas do concelho. A política é isto: capacidade de fazer escolhas, certas, e de as concretizar. Anadia lançou-se em investimentos sem saber se teria apoios. Fez os investimentos necessários e não aqueles onde podia ir buscar fundos», enalteceu.













