
Trezentas pessoas caminharam a favor da Cavalo Azul
Quase um mês depois do MultiSport Weekend Coimbra 2025, que este ano decorreu «de forma inédita» no canal dedicado do Metro Mondego entre Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, hoje foi dia de enaltecer a sua «componente social», a favor da Associação Cavalo Azul, com a entrega de um cheque de 1.500 euros, valor angariado na caminhada solidária.
«Não há palavras para o trabalho que têm feito», enalteceu Carlos Matias Lopes, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra na cerimónia que decorreu no Salão Nobre com a presença de Ricardo Lacerda, da Multisport Portugal, Teresa Jorge e Eduardo Barata, da Metro Mondego, José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Marisa Lopes e Ana Sá, da Cavalo Azul, Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência. Este apoio, que mais não é que «uma gota de água» que irá «contribuir para o copo tão necessário» no dia a dia da associação, só foi possível graças à parceria das várias entidades envolvidas, com José Manuel Silva a agradecer a todas elas, enaltecendo a envolvência «imprescindível da Metro Mondego». Nesse mesmo sentido foram as palavras do vereador do Desporto, evidenciando a criação de «sinergias importantes para o futuro» na edição deste ano do MultiSport Weekend Coimbra.
Recordando que a Cavalo Azul tem neste momento como prioridade alargar o Lar Residencial para 20 utentes (hoje em dia são 12 utentes), cuja candidatura está licenciada porém, com «o duplicar dos preços dos materiais em consequência da guerra na Ucrânia», faltam agora apoios para a instituição conseguir cumprir a sua parte do projeto, Marisa Lopes agradeceu o valor angariado que, «apesar de pequeno, juntando a outros, irá ajudar a instituição a resolver alguns dos seus problemas e a continuar o seu trabalho», junto dos quase 70 utentes das três respostas sociais (Lar, Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e Serviço de Apoio à Vida Independente).
Para Teresa Jorge, o evento do fim de semana de 14 e 15 de junho, foi, de facto, uma «oportunidade única» de percorrer, a correr (maratona, meia maratona) ou a caminhar, o troço do Metrobus que vai estar em operação na primeira fase, com a Metro Mondego presente na caminhada solidária com um grupo significativo de colaboradores, com a sua inscrição (mais de 40) a ser suportada pela empresa.
Por sua vez, Ricardo Lacerda, da Multisport Portugal, começou por agradecer à autarquia «pelos quatro anos em que tem feito crescer este movimento desportivo em Coimbra, que tem tido felizmente um feedback muito grande», sendo já «uma prova incontornável do panorama nacional» só possível, afiançou, «com este caminhar lado a lado». Agradeceu ainda a todos os atletas (quase 300), que participaram na caminhada, com o valor da inscrição (5€) a reverter na totalidade para a Cavalo Azul. «É, por isso, com satisfação que entregamos este cheque, na esperança que possa ajudar», mostrando que quando é preciso, «a cidade de Coimbra está unida para ajudar quem mais precisa». Ricardo Lacerda não terminou sem manifestar o desejo de que no próximo ano, o MultiSport Weekend Coimbra possa voltar a ter uma vertente solidária.











