Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Unicafarma 20260601
Pub Dc Facit26 20260609
Caminhada Légua
Pub

Góis espera que Praia das Canaveias recupere Bandeira Azul em 2026

Praia da Peneda volta a exibir o símbolo máximo de qualidade ambiental. Já a praia da freguesia de Vila Nova do Ceira está a trabalhar para receber o galardão da ABAAE no próximo ano

O município de Góis assinalou, ontem, o início da época balnear com o hastear dos símbolos de qualidade na Praia Fluvial da Peneda, na sede de concelho, e na Praia Fluvial das Canaveias, na freguesia de Vila Nova do Ceira.

Na Peneda já estão bem visíveis a Bandeira Azul , a bandeira de Qualidade de Ouro e a bandeira de Praia Acessível, esta última também hasteada na praia das Canaveias, que espera recuperar a Bandeira Azul já em 2026, depois de a ter perdido há seis anos, como recordou o presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, Alberto Machado.

«Com o grande esforço do município de Góis , a APIN está a fazer um investimento na casa dos 100 mil euros para que, para o ano, consigamos ter a Bandeira Azul», adiantou o autarca, ao referir-se às obras de saneamento básico «numa zona crítica», em Carvalhais, resolvendo um problema que ditou a perda do galardão da ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação).

«Esperamos que, no futuro, esse investimento valha cada cêntimo que foi gasto», continuou, salientando que, mesmo sem Bandeira Azul, a praia - também com bandeira de Praia Aldeias do Xisto - «é muito procurada».

O presidente da Câmara Municipal de Góis descreve a praia como «um espaço magnífico com todas as condições», mas que, em breve, será alvo de uma requalificação. «O projeto está a ser concluído no município de Góis», resultado de uma candidatura ao Orçamento Participativo», lembrou Rui Sampaio.

Tanto a Peneda como Canaveias exibem bandeiras ColorADD, sistema de identificação de cores para daltónicos

«Aquilo que é hoje fator de atração vai-se multiplicar muitas vezes. Todos nós nos devemos sentir orgulhosos por aquilo que temos, pela natureza que nos abençoou, mas também pelo trabalho que o município tem feito ao longo dos anos, porque entendemos que um concelho como o nosso, que aposta muito no Turismo, tem de ter equipamentos dotados e qualificados, que façam a diferença», continuou.

Antes da sessão na praia de Vila Nova do Ceira, foram hasteadas as bandeiras na Praia da Peneda, «um cartão de visita» do concelho.

«Representa para o município de Góis a preocupação e trabalho que tem ser efetuado não só na manutenção deste espaço, mas também na criação e manutenção de equipamentos que vão ao encontro das necessidades das pessoas que nos visitam e que cumpram os critérios para que, depois, haja a atribuição destes galardões», salientou Rui Sampaio, reconhecendo que a Peneda «precisa de algum restauro», em termos de equipamento, o que acontecerá no futuro.

Pedro Nogueira, presidente da Junta de Freguesia de Góis, classificou o espaço como «uma praia de referência» onde o executivo tem investido para «dar as melhores condições».

«Estar aqui com a Bandeira Azul, bandeira de ouro e bandeira de acessibilidade é, para nós, um orgulho muito gran­de», concluiu.

P12 Hastear Bandeiras Azuis Praias De Góis Fig 23
Julho 2, 2025 . 08:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right