
Definidos os 14 emblemas que vão disputar a Elite
A edição 2025/2026 da Divisão de Elite já tem definidos os 14 participantes e há três estreantes e todos com pergaminhos no panorama do futebol do distrito e, por tal, a aguçar ainda mais o apetite.
O Clube União 1919 volta às provas distritais depois de duas temporadas no Campeonato de Portugal. Campeão da Divisão de Honra 2022/2023 (então o principal patamar), o histórico emblema da Cruz de Santiago estreia-se agora nesta competição que surgiu somente em 2023/2024.
Da Divisão de Honra, agora o segundo patamar do futebol distrital, chegam outros dois emblemas que têm história, troféus e são também “nomes com história” no desporto da região. O Penelense entra na Elite com o estatuto de campeão, sucedendo ao Pedrulhense nesse quadro de honra. O conjunto de Penela volta assim ao convívio dos “grandes”, recordando-se que em 2022/ 2023, a par de Mocidade e Condeixa e aquando da reformulação competitiva, “caiu” no segundo patamar (que manteve a mesma designação de Divisão de Honra).
Quem também se vai estrear na Divisão de Elite é o Eirense que em 2021/2022 desceu à 1.ª Divisão AFC, em 2022/2023 subiu à Honra e na época passada já tinha “ameaçado” a subida que se concretizou esta época.
Assim, no arranque de 2025/ 2026 passam a ser 19 os clubes com nome “registado” entre a Elite. Além das 14 das lista que apresentamos, destaque para o Marialvas (campeão 2023/ 2024), Arganil (não conseguiu qualquer ponto nas 26 jornadas da primeira edição), Naval 1893 (campeã esta época), Lagares da Beira e Moinhos que não asseguraram a permanência e na próxima época estarão na Divisão de Honra.













