
União FC vence e garante continuidade entre a Elite
O União FC derrotou o vizinho Mocidade, por 2-1, no “playoff” e garantiu um lugar na Divisão de Elite 2025/2026. A vitória no dérbi concelhio penacovense deu a permanência no escalão maior do futebol distrital aos unionistas e a festa fez-se no Estádio Rui Manuel Lima, em Poiares, que esteve a “rebentar pelas costuras”.
Frente a frente estavam dois emblemas de Penacova que esgrimiam argumentos por uma vaga no principal campeonato do distrito. O União FC, antepenúltimo da Elite, procurava a permanência, já o Mocidade, 3.º da Divisão de Honra AFC, procurava seguir as pisadas de Penelense e Eirense e celebrar a promoção.
A primeira metade foi bem equilibrada como, de resto, era de prever. Foi, contudo, também muito parca em ocasiões de golo. O conjunto unionista entrou a mandar, teve mais posse de bola nos primeiros 15’, contudo, o primeiro remate a merecer aplausos pertenceu ao Mocidade, aos 17’, mas o “disparo” de Hugo desviou na defensiva contrária. O conjunto de Rafael Paula acalmou e “entrou no jogo”. Criava mais pela direta com JP Ferreira em destaque no desequilíbrio da defensiva contrária, contudo, a melhor oportunidade até surgiu pelo lado canhoto. Bola longa nas costas da defensiva e JP, o camisola 10, disparou forte ao “travessão” de Joel Ferrão.
Pode ler a crónica completa na edição de hoje.













