Areaclientedc
Última Hora
Pub

BTL: Maria João Bastos dá “empurrão” ao turismo cinematográfico na Figueira

A atriz Maria João Bastos, uma das protagonistas da série “A Espia”, gravada em 2020 na Figueira da Foz, foi a convidada do município no primeiro dia da BTL - Better Tourism Lisboa - que arrancou ontem na FIL
Pub

A atriz Maria João Bastos esteve à conversa com a produtora Pandora Cunha Telles, num podcast que pretendeu evidenciar o segmento cinematográfico como produto turístico sobre o qual a Figueira da Foz tem vindo a apostar, mostrando que é muito mais do que destino de sol e mar.

Em entrevista ao Diário de Coimbra, Maria João Bastos recordou o quão «fantástico» foi gravar na Figueira da Foz, especialmente porque «a série se passava realmente lá». «Às vezes acontece filmarmos uma série num local, mas a história acontece noutro sítio, mas aqui de facto a história passava-se na Figueira da Foz, portanto essa energia da Figueira também foi importante para as gravações».

Sobre a hospitalidade da cidade destacou a arte de bem receber e a boa gastronomia. Em equipa, «aproveitámos muito bem a Figueira da Foz», recordou.

Uma série que faz sucesso internacional, “A Espia” tem funcionado também como forma de catapultar as paisagens e a história da Figueira da Foz para o país e para o mundo. «Não estamos só a mostrar a Figueira da Foz em Portugal, mas no mundo inteiro, estamos a contar uma história portuguesa real, que se passou em Portugal, na Figueira da Foz, estamos a levar isso ao mundo».

«Não estamos só a mostrar a Figueira da Foz em Portugal, mas no mundo inteiro»

Segundo o vereador Ricardo Silva, da Câmara Municipal, o segmento das gravações cinematográficas como forma de projetar a cidade a nível turístico tem sido uma aposta assumida pelo executivo liderado por Pedro Santana Lopes, que desde o início do mandato «procurou catapultar este tipo de ações culturais para não ser só Lisboa e Porto que têm este tipo de eventos».

«A Figueira da Foz tem já uma marca cultural na gravação de filmagens», garantiu, afirmando que há também outros produtos turísticos e culturais que se têm afirmado na região, e que «noutros tempos só iam a Lisboa e ao Porto». «Hoje as pessoas podem ir ao Centro de Artes e Espetáculos (CAE)», exemplificou.

A ideia da «rainha das praias» já não é característica única da cidade. «Somos exemplo de inovação, de captação de investimento, temos turismo todo o ano. Temos as lagoas, a Ilha da Morraceira, os flamingos, o sal, temos diversificação no nosso concelho», afirmou o vereador que conversou com o nosso Jornal no stand da Figueira da Foz.

Showcookings deram a conhecer produtos locais

Ao longo do dia de ontem a cidade à beira-mar levou os seus produtos endógenos e dinamizou um conjunto de showcookings durante os quais os produtos do mar e da terra da Figueira da Foz foram os ingredientes principais.

A participação do município na BTL vem reforçar este destino turístico como escolha durante todo o ano, relembrando que há oferta gastronómica, cultural e turística não só durante o verão, como todo o ano, anulando a sazonalidade que era própria deste destino.

Março 13, 2025 . 11:19

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right