
Sérgio Franco elogia “o que o DC faz pela divulgação do rugby”
Sérgio Franco é um nome incontornável do desporto no distrito de Coimbra. Como jogador, ganhou tudo o que tinha para ganhar a nível nacional e fez o mesmo como treinador com as cores da Académica. É, atualmente, técnico nas camadas jovens do clube e continua a passar o seu muito conhecimento sobre a modalidade mas, claro está, também sobre a vida aos jovens que lhe orienta nos seus primeiros passos no rugby dos “pretos”.
Para Sérgio, o Diário de Coimbra é mesmo… diário: «Leio o jornal todos os dias em que estou em Coimbra que compro sempre que publica notícias de rugby. É a minha retribuição pelo que o DC faz pela divulgação do rugby que infelizmente aparece muito pouco na imprensa nacional, mesmo os diários desportivos não publicam regularmente notícias da modalidade. Pode ser que com a segunda participação consecutiva no Mundial comecem a fazê-lo com mais assiduidade», afirmou o atual treinador.
O antigo jogador refere gostar da «estrutura do jornal e de ler as notícias locais e da região, alguns artigos de opinião e até alguns artigos da rubrica “Fala o leitor”, bem como a agenda cultural e desportiva». Mas, claro está, «o desporto é sempre a prioridade» e a leitura começa sempre por essa secção do nosso Jornal.
Com o histórico de vitórias que tem, Sérgio já foi muitas vezes a “figura central” do Diário de Coimbra. Manchetes, “primeiras”, notícias sem fim e, claro, sempre… o rugby. E são essas glórias que Sérgio recorda mesmo como o melhor que já leu: «Todas as notícias das grandes vitórias do rugby da AAC, dos títulos do clube, estão na minha memória. Fizeram capa do jornal e, ainda num destes "domingos", o DC colocou na capa uma fotografia do jogo da AAC», fundamenta. Os “ouros” do nadador Diogo Ribeiro no Mundial de natação também foi uma leitura marcante para o grande homem do rugby dos “pretos”. Todavia, como leitor atento, o timoneiro recordou «a excelente cobertura dos terríveis incêndios de Pedrógão Grande e do concerto dos Rolling Stones no Estádio Cidade de Coimbra».
"Leio o jornal todos os dias", afirmou o antigo jogador e atual treinador na Académica
Sobre a importância do Diário de Coimbra, Sérgio faz um grande ensaio: «O jornal tem uma enorme importância. É a minha primeira fonte de informação pois costumo ler às 9h00 da manhã. É um jornal independente que procura dar a palavra a pessoas com diferentes pontos de vista e permite a troca de ideias fornecendo variedade de notícias e opiniões. É possível acompanharmos a atividade do município através das atas da Câmara publicadas regularmente. O jornal divulga também as empresas da região. Resumindo, o DC tem desempenhado ao longo dos anos um papel fundamental na cobertura de notícias locais, regionais e nacionais. É inquestionavelmente um órgão de comunicação que reflete a realidade da cidade e região», enalteceu.
Sérgio Franco reconhece que o Diário de Coimbra «enfrenta os desafios da era digital e tem feito por se adaptar à nova realidade com notícias nas redes sociais e na internet». «Nota-se que o DC está atento e deverá continuar a fortalecer a sua presença online», salientou.
O treinador aconselhou à «criação de conteúdos específicos nas redes sociais como entrevistas curtas e transmissões pontual de eventos locais». O “preto” gostava que o jornal voltasse a organizar Légua Diário de Coimbra e «promovesse um concurso anual de fotografia».