
Ronda positiva para Académica e Olivais no "basket" nacional
A 5.ª jornada da fase de manutenção da Proliga não correu de feição aos dois emblemas do distrito de Coimbra que perderam os seus encontros.
No Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz, o Ginásio queria dar seguimento à série de duas vitórias, mas acabou surpreendido pela equipa Sub-23 do Benfica, por 70-74. Num jogo bem equilibrado, o último quarto acabou por sorrir aos lisboetas. Oman Oman (16 pontos e 11 ressaltos) esteve em destaque nos ginasistas.
O Sampaense, por seu turno, sofreu a segunda derrota seguida agora na visita ao Lusitânia Açores, por 100-80. Uma partida em que os insulares se revelaram mais eficazes “de fio a pavio”. Guilherme Saiote (17 pontos), Diogo Gonçalves (16) e Jaaden Lewis (15) mostraram bons índices de eficácia.
Dupla de Coimbra com direito a sorrir
A Académica conquistou a segunda vitória na fase de subida (Zona Norte) ao receber e vencer o líder Club 5 Basket, por 69-68, ficando agora a um ponto dos portuenses no topo da pauta classificativa. Miguel Silva (20 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências), Danilson Francisco (13 pontos e 13 ressaltos) e Pedro Margalho (12 pontos) destacaram-se no triunfo academista.
Na luta pela permanência, o Olivais também venceu, superando o CB Viana, no Pavilhão Augusto Correia, pela diferença de 11 pontos (80-69). Numa partida em que venceu todos os parciais, o conjunto orientado por Fernando Guimarães teve em Dane Quest (21 pontos, 10 ressaltos e 5 assistências) a sua principal “arma”, bem acompanhado por Afonso Marques (16 pontos) e Diogo Ramos (12).
Brilho intenso das meninas de Académica e Olivais
No Nacional da 2.ª Divisão feminino, os desempenhos de Olivais e Académica continuam a ser brilhantes. As olivanenses seguem com pleno de vitórias esta temporada. Na 2.ª fase do Grupo Norte 2A, o Olivais somou a quarta vitória na receção à Ovarense por expressivos 78-41. Já no Grupo Norte 2B, a Académica conquistou a terceira vitória em igual número de encontros na receção ao líder BC Limiense por inapeláveis 97-43. As estudantes seguem na 2.ª posição, mas têm menos um jogo realizado.
Na Taça Nacional de seniores masculinos, o Olivais venceu o Sangalhos (num desafio de equipas Sub-23), por 61-57, já no dérbi distrital disputado no Pavilhão da Palmeira, o Sport Conimbricense derrotou o Febres, por 71-47.|