
"Mortágua Jazz Fest” está de volta com concertos e workshops
Este domingo, 23 de fevereiro, terá início o workshop "A Voz e o Jazz" orientado por Victor Martins, a decorrer das 11h00 às 13h00 no Centro de Animação Cultural, e com continuidade no dia 9 de março.
Victor Martins nasceu no Brasil e reside em Mortágua desde a juventude. Concluiu a Licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada, contando com atuações em duo e em formatos mais alargados em diversos projetos musicais.
Do programa deste workshop constam temáticas como O Cantor no Jazz; Técnica vocal: canto ligeiro; Vocabulário jazzístico; Técnicas de interpretação: variação rítmica e melódica; Iniciação à improvisação.
Nos dias 7, 8 e 9 de março decorre o segundo workshop orientado por Mateus Saldanha, mais um jovem mortaguense que se tem destacado neste género musical. Neste segundo workshop serão abordados os temas Standards de Jazz; O Cancioneiro Americano; Estrutura Harmónica e Forma.
Mateus Saldanha estudou durante três anos no Conservatório de Música de Coimbra, no curso profissional de instrumentista de jazz. Em 2020 terminou o curso tendo continuado os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa) em jazz.
Tem participado em vários concertos, tocando para outros músicos como em nome próprio com o seu trio (Mateus Saldanha Trio), apresentando-se em grandes festivais de jazz em Portugal (EDP Cool Jazz, Festival de Jazz Caldas da Rainha, Funchal Jazz).
Em Novembro de 2021, com apenas 19 anos, Mateus Saldanha participou no Jarek Smietana Jazz Guitar Competition (Polónia), tendo sido um dos vencedores da competição. Um dos júris foi o aclamado guitarrista Wolfgang Muthspiel. Em Julho de 2023 foi convidado para fazer dois concertos no mesmo Festival Internacional de Jazz.
Em julho de 2022 e 2023 tocou no Festival Funchal Jazz, na Madeira, onde já estiveram músicos aclamados como Joel Ross, Immanuel Wilkins, Simon Moullier, Cecil Mclorin Salvant e muitos outros.
Em julho de 2023, foi um dos vencedores do concurso de jazz em Portugal (Prémio Jovens Músicos), com o grupo Mateus Saldanha Organ Trio. Mateus Saldanha já conta com um vasto leque de composições originais.
As inscrições para os dois workshops são gratuitas e os interessados podem-se inscrever em www.cm-mortagua.pt/p/jazz25
O primeiro concerto do Mortágua Jazz Fest realiza-se a 9 de março e conta com as atuações de MJF Combo e Comba Jazz. Segue-se no dia 15 as atuações de Colorless e da Big Band EPABI (Escola Profissional de Artes da Covilhã) e no dia 16 as atuações de Victor Martins Duo e The Plexus. Este último projeto reúne 7 músicos com várias influências, predominantemente jazzísticas, mas também com referências às músicas tradicionais portuguesa e galega. Alguns dos elementos já integraram projetos de artistas e bandas nacionais, como Ana Moura, Ana Bacalhau, Luísa Sobral, Miguel Araújo, Cool Hipnoise, Virgem Suta, Azeitonas, entre outros.