Mercado D. Pedro V acolhe Café Rynok um novo espaço cultural ucraniano
Chama-se Rynok (Mercado, em ucraniano) o café que será inaugurado no dia 27, a partir das 19h00, no Mercado D. Pedro V. Trata-se, aliás, de um projeto muito especial. É o primeiro café ucraniano a abrir em Coimbra e quer ser mais do que o um café normal, uma vez que pretende ser um espaço cultural, que promova o intercâmbio e a integração das comunidades ucraniana e portuguesa, sendo destino tanto gastronómico, como cultural, assim como espaço de eventos e workshops.
O conceito do Café Rynok será apresentado no dia da inauguração, que será de «celebração» com música, comida e experiências culturais, um brinde com horylka, a bebida tradicional da Ucrânia, a atuação do coro SHUM, que virá do Porto para apresentar «música ucraniana autêntica», workshops para a criação de bonecos tradicionais ucranianas e de frases em ucraniano, terminando com a presença da Dj ucraniana Katie Etnies que será responsável pela animação do evento.
«O Café Rynok pretende ir além da gastronomia, criando um espaço para diálogo, integração e preservação cultural», confirma Olga Filipova, membro da comunidade ucraniana em Coimbra e co-fundadora deste espaço, adiantando que «a missão do café é destacar a riqueza da cultura ucraniana, enquanto apoia a revitalização do centro histórico de Coimbra». O futuro é feito de muitos planos, nomeadamente a expansão «para a distribuição de alimentos congelados e, futuramente, abrir franchising» do Café Rynok por todo o país.
A cerimónia de inauguração contará, entre outras personalidades, com a presença de José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra.