Areaclientedc
Última Hora
Natalserrano
Pub

Escola do Serrado vai ter sala de snoezelen

Agrupamento de Escolas Figueira Mar está a mobilizar a comunidade para criar um espaço dedicado a crianças autistas. Jantar de angariação de fundos realiza-se dia 27

A Escola do Serrado, em Buarcos, poderá contar com uma sala snoezelen em funcionamento já a partir do próximo ano letivo. A convicção é de José Godinho e de Júlia Magalhães, que são os mentores do projeto, uma vez que são ambos professores de educação especial neste estabelecimento de ensino, onde funciona uma Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo.
Equipar o espaço dedicado a alunos com necessidades especiais terá um custo entre 16 a 18 mil euros e é nesse sentido que o Agrupamento de Escolas Figueira Mar tem vindo a sensibilizar a comunidade figueirense a participar numa angariação de fundos para o efeito.
Destaque para o jantar solidário que acontece no próximo dia 27, às 20h00, no restaurante “O Palheiro”, na Gala. O valor é de 50 euros e reverte na totalidade para o projeto. As inscrições podem ser feitas até à véspera da realização do evento, através dos contactos telefónicos 962 449 052 ou 966 845 939. Quem não tiver possibilidade de participar no jantar mas quiser dar o seu contributo pode fazer um donativo para o NIB da escola: 0035 0176 00006959830 59.
Refira-se que uma sala snoezelen desenvolve um ambiente multissensorial que permite estimular os sentidos clássicos como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, assim como o sentido propriocetivo (noção do corpo e da posição em que se encontra) e o vestibular (relacionado com o equilíbrio). Em casos de autismo severo, a abordagem destas técnicas pode ser mesmo a única intervenção possível e alternativa ou complementar às atividades tradicionais.
Júlia Magalhães frisa que a escola precisa estar apta para receber e incluir estas crianças, garantindo aprendizagem e participação efetiva. Por seu turno, José Godinho ressalva que aos docentes cabe a missão de encontrar caminhos, alternativas e possibilidades para analisar, compreender e aplicar intervenções pedagógicas eficazes e não excludentes. E é nesse sentido que os dois professores consideram que a criação de uma sala snoezelen é de “extrema importância”. Não só para as crianças da Escola do Serrado, mas também para os alunos dos restantes estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, visto que são mais de 200 alunos com necessidades específicas, sendo que destes 39 são autistas.
«Os autistas são todos diferentes e a sala vai permitir explorar e potenciar as capacidades de cada um. Por isso, quanto mais cedo começarmos a trabalhar com eles de forma correta, melhor. O nosso objetivo é que mais tarde possam ser adultos autónomos», afirma Pedro Mota Curto. O diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar afirma que «foi uma luta de muitos anos» conseguir ter, atualmente, 19 professores de educação especial no grupo de escolas e que mesmo assim é um número «insuficiente» para dar resposta às necessidades. Sem capacidade para aceitar mais alunos com necessidades especiais, o agrupamento dispõe de quatro salas com a valência de apoio especializado, nomeadamente, no Jardim de Infância de Buarcos, na Escola do Serrado, na Escola Infante D. Pedro e na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado.

Novembro 20, 2024 . 15:25

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right