Areaclientedc
Última Hora
Natalserrano
Pub

Freguesias das duas margens celebram unidas 170 anos

Coimbra é a terceira cidade do país com mais eventos culturais ao vivo, afirma o presidente da Câmara Municipal

Freguesias de Santo António dos Olivais e de Santa Clara, separadas pelo rio Mondego, criam pontes para comemorar os seus 170 anos de existência. Ambas nasceram em 1854, por decreto régio publicado no dia 25 de novembro e entendem que é tempo de unir as freguesias das duas margens da cidade de Coimbra. Isso mesmo foi sublinhado na conferência de imprensa de apresentação do programa, realizada na Junta de Freguesia de Santo António dos Oliveira, pelo anfitrião, o autarca local Francisco Rodeiro, pelo presidente da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, José Simão, e pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

Cada uma das freguesias tem o seu programa próprio a desenvolver, mas no dia 7 de dezembro juntam-se numa sessão solene, a realizar no Convento de São Francisco, com início às 15h00. Francisco Rodeiro, José Simão e José Manuel Silva são os responsáveis pelas intervenções oficiais, às quais se junta Hernâni Dias, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do território. Vital Moreira é o conferencista convidado e o programa – que começa com a música do violoncelista Tiago Anjinho - termina com a atuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.

Antes, há concerto de Germán Diaz, no Centro Norton de Matos, no próximo domingo, dia 24, pelas 17h00, com entrada livre, e no dia 25, data do aniversário, a Junta de Santo António dos Olivais procede à inauguração do Espaço Cidadão, a instalar na antiga sede da Junta. Um «serviço muito útil para os cidadãos da freguesia», refere Francisco Rodeiro, exemplificando alguns dos serviços que este balcão disponibiliza. Também no dia 25, a Junta de Santo António dos Olivais distingue uma instituição da freguesia, a Associação de Diabéticos da Zona Centro, e homenageia dois funcionários da junta com 25 anos de serviço.

O programa de Santo António dos Olivais inclui, no dia 29, no Conservatório de Música de Coimbra, pelas 21h00, espetáculo “50 anos de cravos e outras melodias”, com os Pardalitos do Mondego – Associação Cultural, com entrada livre.

Já a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas promove, dia 25, a inauguração de uma exposição sobre a história da freguesia, e uma visita a todas as escolas, com bolo e um brinde para as crianças. O programa inclui, ainda, de acordo com José Simão, uma homenagem a Álvaro Seco e à Cerveja Praxis e um tributo, a título póstumo, a um funcionário da autarquia local. Oportunidade, ainda, para um momento musical, com a interpretação do Hino da Freguesia, criado há 20 anos, lembrou o autarca da “outra margem”, em funções há 23 anos.

José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal, saudou a união das duas freguesias nestas comemorações. «Coimbra é uma cidade suficientemente grande para cabermos todos tranquilamente, mas também suficientemente pequena para todos colaborarmos», disse, acrescentando que esta colaboração «ajuda Coimbra a crescer».

O presidente da Câmara destacou, a propósito do programa cultural apresentado, que Coimbra é «a terceira cidade do país com mais eventos culturais ao vivo», facto que considerou ser o resultado da «dinâmica das Juntas de Freguesia e das associações culturais» do município.

Novembro 19, 2024 . 21:47

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right