Areaclientedc
Última Hora
Natalserrano
Pub

Coimbra testa sistema inovador que destrói vegetação por eletrocussão

Empresa suíça Zasso está presente em 15 países com tecnologia que se baseia na geração de uma descarga elétrica

A Câmara de Coimbra está a testar, esta semana, uma tecnologia inovadora desenvolvida pela empresa suíça Zasso, de controlo da vegetação espontânea nos passeios e calçadas (entre outros espaços), que passa pela geração de uma descarga elétrica, que destrói a planta à superfície, mas também ao nível da raíz.

No terreno desde terça-feira e com passagem por diferentes espaços da cidade, como a Solum ou o centro histórico, as duas máquinas da empresa - uma de maior e outra de menor dimensão - estiveram ontem em demonstração no quartel dos Bombeiros Sapadores.

«É um sistema inovador que não recorre a herbicidas», sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, explicando que, ao fim de «24, 48, 72 horas, em função do tipo de erva, [a vegetação] começa a secar e é recolhida».

«Depositamos grandes esperanças neste sistema inovador, amigo do ambiente, de fácil utilização, que pode ser um contributo muito importante para mantermos a cidade tão limpa quanto desejamos», acrescentou José Manuel Silva.

Também o vereador Carlos Lopes deu conta da «expetativa muito positiva», relativamente a esta tecnologia que está em 15 países e que pode «otimizar custos».

Recorde-se que, recentemente, a Câmara Municipal de Coimbra lançou um inquérito à população sobre a utilização ou não de glifosato (herbicida) no controlo da vegetação e no combate às ervas daninhas, com 97% a manifestar contra este recurso.

Novembro 7, 2024 . 17:01

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right