Areaclientedc
Última Hora
Natalserrano
Pub Passatempo Natal Presepio
Pub

Conimbricense Nuno Gonçalves com duas medalhas de ouro em fotografia subaquática

Ao 45 anos, farmacêutico esteve em destaque no campeonato do mundo

A fotografia subaquática «é um sonho de criança» de Nuno Gonçalves, que, há dias, revalidou o título de campeão mundial de Fotografia Subaquática, na categoria Peixes, no campeonato que decorreu entre 7 e 12 de outubro, em Saranda, na Albânia, alcançando, igualmente, o ouro na categoria de Grande-Angular com Mergulhador.

Com esta proeza, o farmacêutico conimbricense e Ana Gomes (com quem faz dupla), representantes do Clube Naval de Sesimbra, são os primeiros a ter dois títulos de bicampeões no mesmo mundial, destaca o clube, acrescentando que se trata de «uma proeza que só tinha sido alcançada por uma dupla italiana e uma dupla espanhola em toda a história de 20 campeonatos do mundo».

De realçar ainda que Ana Gomes foi agraciada com o título de “Best Model of the World”, tal como na edição anterior.

Em declarações ao Diário de Coimbra, Nuno Gonçalves destaca que começou a concretizar o sonho da fotografia debaixo de água aos 19 anos e, a partir daí, nunca mais parou. «Já corri meio mundo», adianta, revelando que, a nível nacional, as águas que mais o fascinam são as da Madeira, incluindo Porto Santo, e de Sesimbra.

Nos mares da Albânia, Nuno Gonçalves e Ana Gomes captaram imagens que levaram a quatro das seis categorias em competição, ficando em 5.º lugar na categoria de Tema e 13.º na categoria de Macro.

No balanço da participação, o fotógrafo confessa que o campeonato acabou por ser se traduzir nas «provas mais difíceis» que realizou, devido ao falecimento do sogro durante o período de treinos. Ainda ponderou desistir na participar e só não o faz por «insistência» da esposa, Odete Gonçalves e da família. «Estes resultados são inteiramente dedicados a eles e á memória do meu sogro Alvaro Cerdeira», refere.

Já a pensar no próximo campeonato do mundo, que vai decorrer em Espanha, Nuno e Ana ainda têm pela frente, o campeonato nacional e a taça de Portugal.

Presentes na competição em Saranda estiveram 70 duplas de atletas, entre 60 duplas de fotógrafos e 10 de videógrafos subaquáticos, em representação de 22 países de quatro continentes.

Outubro 17, 2024 . 18:14

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right