Cada português estima gastar uma média de 311 euros na Blackfriday
No estudo anual sobre o comportamento dos consumidores portugueses, a blackfriday.pt. startup internacional dedicadas às promoções da Black Friday e da Cyber Monday, em Portugal, estima um volume de negócio de e-commerce entre 130 a 140 milhões de euros para a semana da Black Friday.
De acordo com o estudo, a maioria dos portugueses (74%) planeia gastar, em média, 311 euros durante a Black Friday, o que representa um aumento de 7%, comparativamente com a intenção de compra do ano anterior (290 euros). Contudo, acrescenta, «o valor gasto pode ser superior, já que 38% dos possíveis compradores referem que pretendem gastar entre 301 euros e 1 000 euros ou mais e 25% planeiam gastar entre 101 euros a 300 euros».
Em contrapartida, 24% ainda não decidiram quanto vão gastar, um número superior, face aos 11% que estavam indecisos no ano passado.
O estudo ainda revela uma mudança nas preferências de compra dos consumidores. A moda (58%), que inclui vestuário, calçado e acessórios, continua a ser a categoria mais procurada, registando um aumento significativo em comparação com 2023, quando representava apenas 42% das intenções de compra. Seguem-se os eletrodomésticos (37%), os smartphones (28%), os produtos de beleza, cosméticos e perfumaria, (24%) e, surpreendentemente, as viagens (23%), que surgem pela primeira vez no top 5 das categorias mais desejadas.
Segundo Jérôme Amoudruz, CEO da blackfriday.pt, «os eletrodomésticos registaram um aumento considerável na procura face ao ano passado, o que pode explicar parte do crescimento do valor médio gasto, uma vez que os produtos desta categoria tendem a ser mais caros».
O estudo, desenvolvido pela Blackfriday.pt, foi conduzido entre 07 de outubro e 12 de outubro e envolveu 428 participantes portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e 74 anos. A pesquisa revelou também que 54% das compras durante a Black Friday serão feitas por mulheres, e a maioria dos compradores está localizado na região de Lisboa (40%).