Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Aecoimbra 20260528
Pub Dc Rfm Somnii 20260527
Legua Dc
Pub

Estudantes que valem “ouro” na prática desportiva

José Manuel Constantino foi homenageado numa cerimónia que juntou a elite do desporto universitário

Uma gala de elite. O Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra foi ontem palco da Gala do Desporto da Universidade de Coimbra 2024, uma cerimónia que reuniu os craques do desporto que têm ain­da a arte de conciliar o alto rendimento com os estudos.

Olhando para os talentos presentes, esta poderia ser uma cerimónia de uma qualquer federação, tal a representativida­de que vários atletas presentes têm entre a elite das suas modalidades, muitos deles multimedalhados quer em termos nacionais, quer internacionais, sem esquecer a presença nos Jogos de Paris 2024.

«Num ano especial, em que tivemos cinco estudantes-atletas da Universidade de Coimbra a participarem, com reconhecidos méritos, nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, esta Gala do Desporto UC serve de merecida homenagem a todos os que se empenharam a promover a nossa academia nos maiores palcos desportivos. Temos orgulho nestes jovens, que são um exemplo para todos», disse o reitor Amílcar Falcão. Se a cerimónia foi de aplausos e sorrisos, houve tam­bém emoção, uma vez que a  Universidade de Coimbra distinguiu a título póstumo José Manuel Constantino que presidia o Comité Olímpico de Portugal. «Não posso deixar de lembrar o desaparecimento de José Manuel Constantino, justamen­te reconhecido com o Galardão Gala do Desporto, por tudo o que fez para tornar o desporto olímpico português mais rápido, mais alto, mais forte», destacou Amílcar Falcão.

Olimpicos
Camila Rebelo ladeada por Amílcar Falcão e Filipa Rebelo

Olímpicos e uma UC bem eclética

Camila Rebelo, Catarina Cos­ta, Diogo Cancela, Telmo Pinão (ausente por estar no Mundial) e Tomás Cordeiro foram reconhecidos pela participação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

Dentro do mesmo espírito das olimpíadas, José Manuel Lourenço, que preside o Comi­té Paralímpico, recebeu o Prémio Ética e Fair-Play.

Gabriel Lopes (natação) e João Costa (futsal) foram distinguidos pela “carreira dual” e o Núcleo de Estudantes de Ci­ências do Desporto e Educação Física da AAC recebeu o Troféu Liga Académica (JUC).

Os atletas do ano foram Jo­ana Dinis (futsal) e Iago Bebi­ano (canoagem). O galardão de treinador foi para Rui António Fernandes (canoagem), já a equipa do ano foi o ténis feminino

Setembro 25, 2024 . 10:11

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right