Última Hora

Subscreva a partir de 10€

Tenha acesso a conteúdo exclusivo e um novo espaço desenhado a pensar na sua experiência.

Pub

Estudantes que valem “ouro” na prática desportiva

José Manuel Constantino foi homenageado numa cerimónia que juntou a elite do desporto universitário

Uma gala de elite. O Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra foi ontem palco da Gala do Desporto da Universidade de Coimbra 2024, uma cerimónia que reuniu os craques do desporto que têm ain­da a arte de conciliar o alto rendimento com os estudos.

Olhando para os talentos presentes, esta poderia ser uma cerimónia de uma qualquer federação, tal a representativida­de que vários atletas presentes têm entre a elite das suas modalidades, muitos deles multimedalhados quer em termos nacionais, quer internacionais, sem esquecer a presença nos Jogos de Paris 2024.

«Num ano especial, em que tivemos cinco estudantes-atletas da Universidade de Coimbra a participarem, com reconhecidos méritos, nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, esta Gala do Desporto UC serve de merecida homenagem a todos os que se empenharam a promover a nossa academia nos maiores palcos desportivos. Temos orgulho nestes jovens, que são um exemplo para todos», disse o reitor Amílcar Falcão. Se a cerimónia foi de aplausos e sorrisos, houve tam­bém emoção, uma vez que a  Universidade de Coimbra distinguiu a título póstumo José Manuel Constantino que presidia o Comité Olímpico de Portugal. «Não posso deixar de lembrar o desaparecimento de José Manuel Constantino, justamen­te reconhecido com o Galardão Gala do Desporto, por tudo o que fez para tornar o desporto olímpico português mais rápido, mais alto, mais forte», destacou Amílcar Falcão.

Olimpicos
Camila Rebelo ladeada por Amílcar Falcão e Filipa Rebelo

Olímpicos e uma UC bem eclética

Camila Rebelo, Catarina Cos­ta, Diogo Cancela, Telmo Pinão (ausente por estar no Mundial) e Tomás Cordeiro foram reconhecidos pela participação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

Dentro do mesmo espírito das olimpíadas, José Manuel Lourenço, que preside o Comi­té Paralímpico, recebeu o Prémio Ética e Fair-Play.

Gabriel Lopes (natação) e João Costa (futsal) foram distinguidos pela “carreira dual” e o Núcleo de Estudantes de Ci­ências do Desporto e Educação Física da AAC recebeu o Troféu Liga Académica (JUC).

Os atletas do ano foram Jo­ana Dinis (futsal) e Iago Bebi­ano (canoagem). O galardão de treinador foi para Rui António Fernandes (canoagem), já a equipa do ano foi o ténis feminino

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right