Última Hora
Pub

Obra ajuda a desvendar “Os caminhos invisíveis da cozinha de Coimbra”

Investigadora Olga Cavaleiro fez uma viagem pela história e pelo território e descobriu formas únicas e singulares de preparar os alimentos

Mergulhou no território, estudou a geografia, palmilhou as serras, subiu aos montes e percorreu as terras férteis das margens do Mondego. Cruzou-se com dezenas de pessoas, algumas com 100 anos, e recolheu as suas memórias e outras, mais longínquas, que guardam do tempo dos avós. A pesquisa contemplou, igualmente, o acervo histórico, consulta de postu­ras municipais, cartas de afora­mento, de relatos dos jornais da época. Sim, porque por detrás do que se come, há História, condicionalismos geográficos, “caminhos invisíveis” que fluem e transformam. Olga Cavaleiro, inves­tigadora da História e Cultu­ra Gastronómica, palmilhou esse longo caminho para escrever “Os Caminhos Invisíveis da Cozinha de Coimbra”. A obra é apresentada esta sexta-feira, no ISCAC – Coimbra Business School.

Uma obra que desvenda «uma outra Coimbra» que, além da «cidade dos doutores, dos estudantes, da sabedoria e do conhecimento», é marcada por «uma rede invisível», que provém do Mondego, dos «arrabaldes» e «dá força à cidade», que emerge numa encruzilhada onde se encontram a serra, o monte e o campo, elementos que definem o território e imprimiram a sua marca à História, às gentes e aos caminhos da cozinha. Uma «maravilhosa» viagem, com descobertas «extraordinárias» que fascinaram Olga Cavaleiro nesta procura para perceber os hábitos alimentares, «desde os momentos de trabalho», em «quantidade e qualidade», contrastando com a «frugali­dade» das restantes refei­ções e com «a exuberância da festa».

 

arroz
Arroz é essencial no cardápio de Coimbra

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right