Lamas com quebra na produção de vinho, mas com a qualidade de sempre
Freguesia de Miranda do Corvo celebra as vindimas e, apesar da humidade de junho e julho ter contribuído para uma quebra, produtores garantem qualidade
A freguesia de Lamas, no concelho de Miranda do Corvo, está a viver um dos momentos mais aguardados do ano. Se uns já terminaram as vindimas, outros ainda estão na recolha das uvas, mas, apesar da quebra, na freguesia celebra-se o vinho e a vinha com a 23.ª edição da Festa das Vindimas, que amanhã vive o seu ponto alto com a realização do tradicional desfile.
Hoje, decorreu a abertura oficial e, em declarações ao Diário de Coimbra, Raúl Marques, presidente da Junta de Freguesia de Lamas, referiu que, este ano, «há uma quebra “na casa” dos 20%, devido à humidade dos meses de junho e julho». «Prejudicou bastante, mas ainda há um excedente de produção do ano passado nas adegas , o que vai complementar e fazer aqui um contraciclo», acrescentou o autarca, ao lembrar que Lamas é a freguesia das Terras de Sicó «que mais produz e a que tem maior área de vinha.
Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.