Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Quase 60 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio


Quarta, 03 de Maio de 2023

 Quase 60 concelhos de sete distritos de Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA prevê para hoje temperaturas máximas de 36 graus em Santarém, 35 em Évora, 34 em Leiria e 33 em Castelo Branco e Beja.

Vários concelhos dos 18 distritos do continente apresentam hoje perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano houve 2.421 fogos florestais e arderam 7.590 hectares em espaços rurais, de acordo com dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado na região Sul a partir da manhã, e chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro a partir da tarde, podendo ser acompanhados de trovoada.

A previsão aponta ainda para vento por vezes forte nas terras altas, descida da temperatura máxima, sendo acentuada no litoral, e pequena subida da mínima no litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Portalegre) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 21 (em Viana do Castelo) e os 30 (em Évora e Beja).

Expofacic 2024